Siga nas redes sociais

Search

Poupança: um investimento que nunca sai de moda

Compartilhe

Foto: divulgação

A caderneta de poupança sempre foi considerada uma excelente forma de começar a guardar dinheiro. Mesmo com uma grande variedade de produtos de investimento no mercado, a poupança continua sendo a modalidade mais popular do Sistema Financeiro Nacional. Criada em 1861, na época de Dom Pedro II, ela até pode parecer antiga, mas continua na moda! E mesmo que os anos tenham passado, as necessidades básicas das pessoas, continuam as mesmas. 

Um exemplo disso é o fundamento que é base para o crescimento da economia global. Historicamente, os povos que apresentaram maior desenvolvimento, foram os que mais pouparam ao longo dos anos e que, por consequência, adquiriram maior capacidade de investir. E isso, vale tanto para o contexto de nações, quanto para empresas e pessoas físicas. Resumindo, o crescimento econômico das pessoas e das comunidades sempre se desenvolverá com base na capacidade que elas têm de poupar. 

Ao falar sobre a poupança, estamos falando de uma prática altamente social e cooperativista. Isso porque, ao guardar pequenas quantias mensais, as pessoas desenvolvem o saudável hábito de fazer reservas, criando uma disciplina e gerando impacto em diferentes áreas de suas vidas. Esta pequena atitude, além de promover a educação financeira nas famílias ainda cria a oportunidade de incluí-las ao Sistema Financeiro.

O hábito de poupar, quando desenvolvido, promove a criação de uma reserva financeira. Para mim, esta é uma enorme conquista para o ser humano, pois representa a liberdade de escolha do indivíduo, seu poder de negociação e o torna dono de suas próprias escolhas. É um princípio que gera dignidade. No ato de poupar, vemos crescer a capacidade de empreender, de gerar renda e de promover o desenvolvimento de toda uma região.

Quando falamos da caderneta de poupança e olhamos para seu papel socioeconômico, vemos uma série de impactos positivos nas comunidades. Afinal, a poupança gera um movimento econômico que alavanca socialmente o crescimento e desenvolvimento das pessoas. Um exemplo é a geração de recursos destinados ao financiamento da casa própria, que movimenta o círculo virtuoso do cooperativismo, ao impactar todo o setor da construção civil, gerando empregos e realizando o sonho de milhares de cooperados.  

Destaco ainda que a poupança é uma forma simples de garantir para todos, o acesso a uma opção de investimento seguro, simplificado e que se adeque a realidade de cada pessoa. Considerada um produto de entrada no mundo dos investimentos, na poupança é possível começar com qualquer quantia.

Por fim, é importante ressaltar que a caderneta de poupança possuí rendimento mensal garantido e que em 2022 foi de 7,9%, o maior valor registrado nos últimos seis anos. Lembrando que ela também não possui vencimento, ou seja, é possível resgatar a qualquer momento, é isenta de Imposto de Renda para pessoa física e, nas cooperativas de crédito, ainda participa do retorno das sobras.

E se você ainda não tem esse hábito, que tal começar agora?

Compartilhe

diretor executivo da Viacredi

Leia também

Receba notícias no seu e-mail