Siga nas redes sociais

Search

Cooperativismo e educação financeira: uma alternativa para endividamento das famílias

Compartilhe

Foto: divulgação

As dívidas familiares são uma realidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. De acordo com dados do Serasa, a cada 10 famílias brasileiras, oito estão endividadas. A pesquisa mostra que 78,3% dos núcleos familiares do país tinham dívidas em abril desse ano. Em 2022, a média total foi de 77,9%, valor recorde desde que o levantamento começou a ser feito pela instituição, em 2011. 

A pandemia de Covid-19, os conflitos em diversas partes do mundo e outros fatores conjunturais e políticos, têm gerado instabilidade econômica e social. Situações como essas, juntamente com a perda de empregos, redução de renda e aumento dos gastos com saúde, ampliam o sentimento de incerteza e o endividamento das famílias.

Esse processo causa impactos significativos não apenas no bem-estar financeiro das famílias, mas também em toda a comunidade. Isso porque o endividamento leva à redução da capacidade de consumo, afetando diretamente a economia local. Afinal, as famílias terão menor poder de compra, o que gera uma trava ainda maior no ritmo da economia. Além disso, as dívidas em excesso geram um ciclo de estresse financeiro, que acaba chegando também aos aspectos da saúde física e psicológica das pessoas. 

Diante deste cenário, vemos o cooperativismo de crédito como uma alternativa financeira que desempenha um papel crucial no apoio às famílias para saírem desse ciclo adverso. Visto que, somos em nossa essência uma instituição que tem como missão apoiar seus cooperados, gerando opções e oportunidades de desenvolvimento econômico e social em condições mais favoráveis. Ou seja, o desenvolvimento da cooperativa só ocorre quando todos crescem juntos.

Uma das principais maneiras pelas quais as cooperativas contribuem para esse-crescimento é por meio da educação financeira. Entendemos que muitas pessoas acumulam dívidas devido às situações adversas citadas acima, mas também pela falta de conhecimento sobre como gerenciar suas finanças. É nosso papel, desenvolver ações que promovam a educação, formação e informação dos cooperados. 

Isso é o que fazemos na Viacredi com o PROGRID, um programa de capacitação de cooperados e comunidades. É por meio desta iniciativa que há mais de 20 anos, trabalhamos a educação financeira das famílias cooperadas, despertando nas pessoas a importância de um planejamento financeiro e orientando sobre economia, investimentos, e como evitar dívidas excessivas. E aqui, vale destacar o papel essencial que a educação exerce ao reforçar a importância de enfrentar, o quanto antes, os desafios financeiros, procurando alternativas mais adequadas para lidar com elas.

Por outro, lado nós também temos o dever e o compromisso de buscar alternativas para apoiar os cooperados nas horas difíceis. A atuação próxima aos associados permite que as cooperativas identifiquem as necessidades individuais e, muitas vezes, transformem as dificuldades em oportunidades. Assim, criamos um ambiente no qual as soluções são personalizadas e direcionadas para atender às demandas específicas de cada cooperado, tornando o cooperativismo de crédito uma ferramenta eficaz na construção de um futuro financeiro mais sólido e seguro.

Um exemplo disso é o movimento que iniciamos recentemente, com o Programa “Negocia Viacredi”, uma iniciativa de negociação de valores em atraso para que todos os cooperados tenham orientação, apoio e acesso às melhores condições para regularização de suas dívidas. Assim, conseguimos colocar em prática os princípios cooperativistas, fortalecer a educação financeira e, principalmente, oferecer crédito responsável como uma verdadeira ferramenta de transformação de vidas. Afinal, para nós, não se trata apenas de recuperar o crédito, mas sim, de recuperar a pessoa, sua dignidade e capacidade de voltar ao mercado, como protagonista em sua própria vida econômica.

Compartilhe

diretor executivo da Viacredi

Leia também

Receba notícias no seu e-mail