Siga nas redes sociais

Search

Alguns avanços e o futuro do open finance no Brasil

Felipe Santiago, CEO da CashWay. Foto: divulgação.

Em fevereiro, o open finance vai completar dois anos de operação no Brasil. Apesar de ainda ser desconhecido por boa parte da população, pesquisa realizada pela Provu mostrou que cerca de 60% nunca ouviu falar ou não sabe bem do que se trata, o ano de 2022 foi marcado por grandes avanços no sistema financeiro aberto. 

Um relatório lançado no final do ano passado pela Let’s Open, em parceria com a Finansystech e apoio da Fenasbac (Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central), detalhou em uma linha do tempo as evoluções, deu um panorama do estado atual e previu algumas tendências que estão próximas a se concretizarem. O Open Finance Mega Report 2022 pode ser lido gratuitamente aqui

Entre os destaques do ocorrido no ano está o lançamento da primeira iniciação de pagamentos para o público feito em abril pelo Mercado Pago e a primeira experiência do mundo de open finance no Whatsapp, realizada pelo Banco do Brasil. O material também reúne estudos de caso e entrevistas com comunicadores e empreendedores, além de um compilado de ideias formuladas por especialistas para ajudar a construir o futuro do open. 

NO MUNDO DAS FINTECHS

De acordo com o Banco Central, o sistema já conta com mais de 4 milhões de usuários e 250 milhões de chamadas de API por semana, o maior volume do mundo. No cenário das fintechs, 72% das startups estão desenvolvendo soluções alinhadas para open finance e Pix e 79% já aproveitam as vantagens dessas iniciativas ou acreditam que chegarão lá em um ano. O dado é da pesquisa Fintech Deep Dive 2022, realizada pela PwC em parceria com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). 

Ainda não colhemos todos os benefícios do open finance, mas algumas parcerias têm ajudado a entregar mais valor para o cliente. Na CashWay, quando estávamos desenvolvendo a fase 2 do Open Banking, começamos a enfrentar desafios em relação aos prazos determinados pelo órgão regulador. Foi então que a Finansystech entrou para resolver esse problema para os nossos clientes. Hoje, toda a plataforma CashWay, no que tange especificamente na camada de open finance, é gerenciada pela Finansystech. 

O ano de 2022 foi o início da concretização deste projeto do Banco Central, que hoje envolve muitos outros protagonistas e tem o potencial de trazer inovação ao sistema financeiro e melhorar a oferta de produtos e serviços. Um estudo da Serasa Experian mostrou que o open finance pode incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito, com a injeção de R$ 94 bilhões de crédito para pessoas físicas em 5 anos. O dado deixa claro que os impactos serão significativos e já neste ano de 2023 deveremos senti-los, tanto enquanto empresas, quanto na posição de consumidores. 

LEIA TAMBÉM: cooperativas de crédito e a Geração Z: como se preparar para atender os associados do futuro?

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail