Siga nas redes sociais

Search

Referência em equipamentos de sonorização, Frahm quer dobrar tamanho em 5 anos

Foto: divulação.

Com diferentes linhas de produtos e dezenas de equipamentos lançados todos os anos, a Frahm, de Rio do Sul, é a maior fornecedora de equipamentos de sonorização do país. Somente em amplificadores, a empresa já conta com a marca de 200 mil unidades comercializadas.

O Economia SC Drops conversou com André Frahm, gerente de marketing e P&D da Frahm, para conhecer mais dessa história e quais os próximos passos da empresa para se tornar uma referência nacional em sonorização. Confira abaixo.

Como surgiu a ideia da empresa?

André: A Frahm foi fundada em 9 de junho de 1961, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e com mais de 60 anos de história podemos dizer que somos uma referência nacional em equipamentos de som no Brasil. A empresa surgiu da vocação empreendedora e da paixão por eletrônica do seu fundador, meu avô Norberto Frahm (in memoriam), que usava uma bicicleta para buscar os rádios que queimavam na cidade por conta de raios durante as tempestades que caíam na região. Ele levava os aparelhos para casa e consertava as peças dentro de uma pequena garagem. Filho de imigrantes alemães, Norberto Frahm nasceu em Blumenau em 1925 e desde pequeno demonstrou aptidão para a inovação. Do conserto dos rádios, ele conseguiu desenvolver um aparelho composto por um circuito elétrico anti-trovoadas, que fazia com que o produto não queimasse durante a época de chuvas fortes. A partir daí, a Frahm foi crescendo e inovando de acordo com a mudança nos hábitos de consumo dos ouvintes (de música, rádio, streaming, etc) e atualmente tem crescimento médio anual de 30% em seu faturamento. A empresa também possui um parque fabril de 36 mil metros quadrados de área, com 15 mini fábricas em operação. Com diferentes linhas de produtos e dezenas de equipamentos lançados todos os anos, a Frahm é a maior fornecedora de equipamentos de sonorização do país. Somente em amplificadores, a empresa já conta com a marca de 200 mil unidades comercializadas.

Como a empresa vem inovando desde então?

André: A inovação está na própria essência da Frahm. Nesses 62 anos, a Frahm se consolidou como pioneira no lançamento de diversas tecnologias, do rádio FM ao USB, passando pelas eras do Bluetooth, tela Touch Screen, Controle Remoto e WIFI, entre outros. Sempre fomos pioneiros no segmento, com as primeiras caixas amplificadas com entrada USB, uso do bluetooth para emparelhamento de equipamentos de reprodução de som, caixa de som com máquina de fumaça integrada e investindo ainda na experiência do consumidor através dos nossos produtos. Além do início voltado para os sistemas de transmissão das ondas sonoras do rádio, a Frahm se destacou entre os anos de 1994 e 2017 na comercialização de caixas de som multiuso, especialmente as usadas nos magazines brasileiros. No entanto, nos últimos anos, depois que este mercado no qual já estamos consolidados virou commodity, iniciamos uma nova jornada para o negócio e passamos a investir em projetos de sonorização ambiente (comercial e residencial), que hoje corresponde a 80% do faturamento anual da Frahm. Este perfil e os resultados alcançados até aqui são resultado da preparação da companhia por meio de uma sinergia que envolve nossos mais de 250 funcionários, na fábrica, no marketing, pesquisa e desenvolvimento, além dos setores comercial, técnico, logístico e de representação presentes em todo o território nacional. Mais do que um mercado que precisa apenas de produtos, fazendo parte de um mercado de geração de experiência e essa é a nossa maior expertise.

Recentemente lançaram um centro de treinamento de especialistas em sonorização. Qual foi o start da ideia?

André: Nosso novo desafio é consolidar a liderança da Frahm em sonorização de ambientes no Brasil. Atualmente, cada vez mais pessoas preferem investir no conforto do lar e a integração entre áudio, vídeo e iluminação está mais presente no cotidiano dos lares brasileiros. No segmento comercial, as melhores experiências para o consumidor incluem despertar o cliente para as emoções que a música é capaz de transmitir durante o ciclo de compra e venda. Assim, temos uma oportunidade incrível para avançar no segmento. Hoje, a Frahm compete com multinacionais em produtos de áudio e sonorização de ambientes e é natural que sejamos ousados em direcionar nossas estratégias para firmar liderança em projetos de sonorização de ambientes no país. Entendemos que para estar presentes em todas as regiões brasileiras com garantia de excelência, precisamos treinar instaladores e profissionais do ramo para que eles aproveitem nossos equipamentos e possam usá-los e instalá-los de forma perfeita de acordo com nossos padrões de qualidade, garantindo uma experiência incrível para o consumidor. Essa é a premissa e o start para este projeto.  Criamos o CTEF (Centro de Treinamento de Especialistas Frahm), com este objetivo, no final do ano passado e algumas turmas já estão homologadas ou em formação para qualificação técnica desses profissionais vindos dos 26 estados e do Distrito Federal. O projeto de especialização é realizado em estúdios simulados dentro da própria fábrica da Frahm e conta com aulas teóricas e práticas, com direito a viagem, estadia e alimentação cobertas pela empresa para nossos profissionais parceiros. O treinamento prevê a certificação de cerca de 250 profissionais de todo o Brasil nos próximos dois anos: serão esses parceiros homologados que irão promover soluções em sonorização capazes de transformar o mercado de sonorização no Brasil.

Quais os próximos passos?

André: Nossa perspectiva de futuro é dobrar de tamanho em 5 anos e para tornar essa meta uma realidade, nos últimos cinco anos mudamos nossa estratégia de negócios e passamos a priorizar os projetos de sonorização para diferentes tipos de ambientes. No nosso dia a dia, buscamos inovação e tecnologia para mais do que entregar novos produtos para o mercado, possamos transmitir experiências mais completas e incríveis para os usuários dos equipamentos Frahm. Com isso, além da criação deste centro de treinamento para profissionais autônomos, também investimos na capacitação dos nossos colaboradores diretos e na sinergia entre as diferentes áreas da empresa em torno do mesmo objetivo. Essa nova perspectiva, alinha todos os setores como por exemplo as novidades na montagem e fabricação dos produtos, o monitoramento online da fábrica e a nova gerência de Supply Chain. Outra ação é ampliar nossa presença nos mercados do Norte e Nordeste brasileiro e, para isso, estamos investindo em um novo Centro de Distribuição dos produtos Frahm a partir do Espírito Santo, na região Sudeste, que irá ajudar a abastecer as demais regiões brasileiras de forma mais competitiva. Também miramos tornar a Frahm uma das melhores empresas para se trabalhar no segmento, investindo em boas práticas de gestão, produção e trabalho com o propósito de gerar momentos memoráveis não só para os nossos clientes, mas para nós enquanto empresa e para os nossos parceiros.

Leia outras entrevistas exclusivas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail