Siga nas redes sociais

Search

O papel das techfins para o avanço das instituições e dos serviços financeiros

Felipe Santiago, CEO da CashWay. Foto: divulgação.

Não é de hoje que temos falado sobre as mudanças no mercado financeiro provocadas pela adesão às novas tecnologias. Os grandes bancos tradicionais passaram por um processo de atualização, alterando a forma como operam e se relacionam com os clientes. Sabemos que esse movimento se deve em parte às fintechs, startups do setor financeiro que empurraram as instituições mais tradicionais e consolidadas no mercado para uma nova realidade. Mas é interessante pensar também por outro ângulo: as fintechs também precisam de apoio para manter a relevância dos negócios e continuar crescendo.

Neste contexto, o papel das techfins é muito significativo. Essas empresas de tecnologia trazem novas ideias, soluções e serviços para o setor financeiro, incentivando e dando apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes e aumentar a eficiência operacional. Uma das principais contribuições das techfins, por exemplo, é a ampliação da inclusão financeira, tornando os serviços financeiros mais acessíveis e convenientes para um público maior de consumidores. Por meio de plataformas digitais e aplicativos móveis, essas empresas oferecem serviços financeiros mais simples, rápidos e personalizados.

Um exemplo é como a tecnologia da CashWay, uma techfin de core banking, ajudou a dar suporte ao avanço da fintech HR Digital, que recebeu, recentemente, autorização do Banco Central para movimentar conta de liquidação. A mudança permite gerenciar os recursos dos clientes de maneira direta, sem a dependência de outro banco como intermediário. A outorga é um avanço importante para a empresa, que oferece serviço de garantia de receita, empréstimos e financiamentos para o mercado condominial e projeta liberar, somente neste ano, R$ 500 milhões em crédito para atender o segmento. 

Um dos desafios do setor é a complexidade da formalização e escrituração de uma operação de crédito no sistema financeiro: são diversas normas, resoluções e declarações exigidas pelo Banco Central. A tecnologia da CashWay, que funciona como um hub integrador de serviços, foi essencial para que o HR Digital pudesse superar esses desafios. A estrutura de processamento de crédito da CashWay dá suporte para que o processo seja bem conduzido e documentado e gere os resultados nos termos financeiros, fiscais e regulatórios que atendam toda a legislação. 

O exemplo mostra como o mercado é conectado e como mesmo as empresas que nasceram na tecnologia crescem quando investem em soluções techs de outras instituições. Em resumo, as techfins têm um papel fundamental no avanço das instituições financeiras, trazendo inovação, inclusão financeira, eficiência operacional e competitividade para o setor. Conhecer o que há de novo no mercado, buscar parcerias e colaborações com as techfins é essencial para continuar evoluindo e atendendo às necessidades dos clientes de forma cada vez mais eficiente e personalizada.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail