Siga nas redes sociais

Search

Hospitalidade é muito mais do que hotelaria

Compartilhe

Foto: dvulgação.

Nesse mês, o Villa do Vale Boutique Hotel, que representa a maior parte de minha jornada empreendedora, completa 5 anos de operação.

Porém, toda vez que eu falo sobre hospitalidade, experiências, economia da expectativa, etc… surge sempre a mesma pergunta: “mas isso que você está falando é somente para hotelaria?” Não, definitivamente não. Hospitalidade vai muito além de apenas hotelaria e/ou meios de hospedagem.

Hospitalitas vem do substantivo hospitalis, que deriva de hospes: “aquele que recebe.” É o ato de acolher, de bem receber e de servir. Hospitalidade é uma dádiva, um ato de amor.

Com isso, o que lhe impede de aplicar os princípios universais da hospitalidade em tudo que viver a partir de hoje, seja na sua vida pessoal ou nos negócios?

Você pode começar com você mesmo. Seja um pouco mais “anfitrião” consigo mesmo, cuidando de saúde física e mental. E se errar, perdoe-se mais, assim como ajudamos nossos hóspedes. Já tinha parado para pensar sob essa perspectiva? Ser um verdadeiro mordomo de sua própria vida.

Com sua família, proporcione momentos de lazer, “desenvolva” programações surpresa, “crie” metas, experiência e rituais. Exercite a verdadeira empatia, se colocando genuinamente no lugar do outro, pois, assim como um hóspede, ele pode estar com fome, irritado, estar passando por um momento de luto e tantas outras coisas.

Em seu lar, cuide de cada cantinho como se fosse uma equipe de governança. Capriche no sensorial. Cuide do cheiro, do som, do visual. Faça recepções para amigos e entre no clima. Seja intenso, seja temático, se entregue de coração.

Nos negócios, pense cada ponto de contato com seu cliente, cuidando de pequenos detalhes que fazem toda a diferença para que ele se sinta verdadeiramente único e especial. E o seu colaborador, tem lembrado da jornada dele também? Afinal, são eles que fazem a mágica acontecer. Estabeleça momentos de lazer e descontração, valorizando aqueles que deixam seu sonho em pé.

Ache o equilíbrio entre propósito e resultados. Não seja apenas mais um lobo desenfreado que só pensa em lucros.

Hospitalidade é muito mais do que hotelaria.

Compartilhe

Sócio-fundador do Villa do Vale Boutique Hotel

Leia também

Receba notícias no seu e-mail