Siga nas redes sociais

Search

Cooperativismo de crédito e o compromisso com a sociedade

Foto: divulgação.

‌O Dia C é uma iniciativa nacional promovida pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) que destaca o poder transformador do cooperativismo na sociedade. Este grande movimento de estímulo a ações voluntárias, não apenas celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, mas também evidencia o compromisso das cooperativas em contribuir ativamente para as transformações sociais. A Uniprime Pioneira tem um histórico de envolvimento com o Dia C, tendo iniciado sua participação em 2016 na cidade de Toledo. Desde então, a cooperativa tem se destacado por suas ações efetivas e pelo compromisso em fazer a diferença nas comunidades em que está presente.

Ação em Balneário Camboriú

A agência da Uniprime Pioneira em Balneário Camboriú, com menos de um ano de atuação na região, já se destaca com ações efetivas no Dia C, fortalecendo a intercooperação e direcionando seus esforços para fazer o bem à comunidade onde está inserida. A gerente da agência, Jucimara Ponticelli, enfatiza a importância deste dia para a cooperativa. “Neste Dia C, celebramos a nossa cooperação com outras Cooperativas da região. Seguimos o 6º princípio do cooperativismo, a Intercooperação e fizemos ações voluntárias para o bem da nossa comunidade e do cooperativismo, que cresce e traz benefícios para a economia e para as pessoas”, disse.

A agência da Uniprime Pioneira de Balneário Camboriú, em parceria com o Núcleo de Cooperativismo, realizou uma campanha para arrecadação de leite para a Latarte Camboriú. Foram 4.385 litros de leite arrecadados durante a campanha.

Foco nas pessoas

Para a Uniprime Pioneira, esses números não são apenas estatísticas. O presidente da cooperativa, Dr. Orley Alvaro Campagnolo, enfatiza que o foco está nas pessoas, não apenas nos resultados quantitativos. Ele destaca que o Dia C é uma oportunidade especial para unir forças com outras cooperativas e, juntos, realizar ações voluntárias que beneficiam a comunidade local. A essência do cooperativismo, segundo ele, está em legitimar esse propósito diariamente, mantendo o olhar voltado para as pessoas.

“As cooperativas surgem para atender às necessidades de um grupo unido e destinam seus recursos para a comunidade. Elas têm o interesse pela comunidade em seus princípios e trabalham para beneficiá-la através de suas ações cotidianas. Um dia específico serve para destacar o papel das cooperativas na sociedade”, comentou.

O Dia C é mais do que uma celebração, é o reflexo brilhante do compromisso das cooperativas em fazer a diferença na sociedade.

Impacto na economia local e do país

Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que o cooperativismo tem um impacto significativo na economia do país. Incrementando o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, gerando 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentando o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, o cooperativismo promove o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento econômico das regiões onde atua.

Além disso, existem outras fontes que mostram como o cooperativismo pode ser uma força positiva para a economia nas cidades onde estão instaladas. Por exemplo, um artigo publicado no site “O Seu Dinheiro Vale Mais” afirma que as instituições cooperativistas contribuem para uma melhor distribuição de renda ao reter os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade), favorecendo o desenvolvimento local e regional. Estudos e levantamentos recentes do Banco Central, da FIPE e da USP demonstram que as cooperativas colaboram para a inclusão financeira dos brasileiros e influenciam no aumento da renda, do número de empregos e de negócios, bem como no avanço do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas comunidades onde estão presentes.

Compartilhe

Com mais de 27 anos, a cooperativa de crédito Uniprime Pioneira, está entre as maiores cooperativas do país. São mais de 11 mil cooperados, em 14 agências, distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Em solo catarinense tem agências na capital, Florianópolis, e em Balneário Camboriú. Entre suas características fundamentais e diferenciais, a cooperativa mantém a essência do cooperativismo de crédito preservada, primando por um atendimento humanizado e um relacionamento de qualidade com os seus cooperados, seja olho no olho ou pelo digital.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail