Siga nas redes sociais

Search

Na contramão dos bancos tradicionais, cooperativismo de crédito está ao lado dos MPEs para crescer junto

Foto: Shutterstock

No final do mês de junho foi comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas e, vale exaltar o cooperativismo de crédito, sistema financeiro que tem se destacado como alternativa viável e justa aos empreendedores.

A dificuldade em encontrar apoio financeiro, seja do governo ou a burocracia imposta para conseguir crédito com instituições financeiras tradicionais, é o primeiro desafio que os microempresários precisam enfrentar ao abrir um negócio. Este é um dos fatores que contribuem para a alta taxa de fechamento das empresas ainda no primeiro ano de atividade. Na contramão desta tendência, as cooperativas de crédito vem ganhando espaço e, cada vez mais, se tornando uma alternativa viável e justa, para as micro, pequenas e médias empresas, como aponta o Relatório de Economia Bancária, do Banco Central.

O cooperativismo de crédito atua com uma lógica totalmente diferente das utilizadas pelos bancos comerciais. Existe uma preocupação maior em contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde as agências estão inseridas e com o processo de inclusão financeira no Brasil. Além disso, essa capilaridade, somada aos serviços e às baixas taxas, faz das cooperativas de crédito uma opção sustentável para os micro e pequenos empresários.

Os empreendedores têm percebido ano após ano as vantagens do cooperativismo de crédito, a publicação mais recente do Anuário Coop, de 2022, descreve um aumento de 17% no número de pessoas físicas no cooperativismo de crédito em 2021, com um total de 12,3 milhões de sócios e entre as pessoas jurídicas, o número chegou a 2,2 milhões de empresas, ou 13% a mais.

Este aumento da busca de micro e pequenos empresários pelo cooperativismo de crédito também fica evidente quando voltamos nosso olhar para a expressividade destes na carteira de cooperados das agências de Florianópolis e Balneário Camboriú, da cooperativa de crédito Uniprime Pioneira, em que na capital catarinense 47% da base da agência são de contas PJ e em Balneário Camboriú, 40%.

Cooperativismo de crédito tem um papel fundamental para o fomento das micro e pequenas empresas

O empresário ou empreendedor de pequenos negócios que esteja vinculado a uma cooperativa de crédito, além de ser sócio, ter voz ativa nas tomadas de decisão, participar da distribuição das sobras e contar com serviços que os bancos tradicionais oferecem como, conta corrente, cartões de débito e crédito, pix, transferências e etc. Tem ainda vantagens e facilidades na oferta de crédito com taxas de juros reduzidas: recursos para capital de giro, financiamentos para aquisição de bens duráveis, aplicação de recursos na modalidade de depósitos a prazo, por exemplo.

Outro ponto forte e determinante está no atendimento. No caso da Uniprime Pioneira, o relacionamento é sua marca registrada e como é reconhecida pelos seus cooperados. Além de todas as facilidades oferecidas ao empreendedor, o cooperado ainda conta com a proximidade do gerente, especialista, para tirar dúvidas, entender as necessidades reais do cooperado e indicar a solução financeira mais assertiva para cada negócio.

Compartilhe

Com mais de 27 anos, a cooperativa de crédito Uniprime Pioneira, está entre as maiores cooperativas do país. São mais de 11 mil cooperados, em 14 agências, distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Em solo catarinense tem agências na capital, Florianópolis, e em Balneário Camboriú. Entre suas características fundamentais e diferenciais, a cooperativa mantém a essência do cooperativismo de crédito preservada, primando por um atendimento humanizado e um relacionamento de qualidade com os seus cooperados, seja olho no olho ou pelo digital.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail