Siga nas redes sociais

Search

Como essa startup de Blumenau está resolvendo a digitalização da pecuária no Brasil

Foto: divulgação.

O Negócio Animal, startup de Blumenau focada na compra e venda de animais de grande porte, lança neste mês a plataforma para o mercado nacional.

Na prática, o aplicativo será responsável pela conexão e intermediação no processo de compra e venda de equinos e bovinos, verificando todos os envolvidos, gerenciando pagamentos e recebimentos e trazendo segurança do início ao fim da transação.

Para saber mais desse lançamento, o Economia SC Drops conversou com Gustavo Pereira, CEO da startup, que compartilha os diferenciais e próximos passos. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia para a criação da Negócio Animal?

Gustavo: A Negócio Animal surgiu em 2021, a partir de uma dor que foi identificada e, assim, explorada para gerar uma solução. Robson Parzianello e Jonathan Mondini, dois dos quatro sócios-fundadores do Negócio Animal, se conheceram em um marketplace comum no qual realizavam a negociação de um cavalo. Robson procurou em muitos sites que se diziam especializados e mal conseguiu finalizar seu cadastro. Procurou também no Facebook e Mercado Livre e, acabou encontrando um criador de uma cidade próxima, no site da OLX. As informações eram incompletas e pouco convidativas. Acabaram marcando um encontro na propriedade da família do vendedor, no Haras Rancho Garuva. Jonathan, filho do proprietário do Haras, vendeu um cavalo e os dois, diante das circunstâncias para fechar a transação, começaram a mapear as dificuldades. Convidaram a mim e o Fábio Santana para debater sobre o assunto. Todos entenderam que havia uma oportunidade de criar uma solução para resolver os problemas entre as partes. Iniciamos pesquisa de mercado, procurando possíveis competidores e números da pecuária brasileira. Tudo foi levantado de maneira minuciosa, além de uma grande pesquisa de campo. O objetivo era compreender o mercado e entender se as dores eram reais e compartilhadas por todos da pecuária. Com os dados em mãos, começamos o trabalho, desenvolvemos as principais funcionalidades e chegamos a este momento, do lançamento ao público geral.

Qual o balanço da empresa e as expectativas para este ano?

Gustavo: Ainda não há faturamento relevante, pois estamos em fase de pré-lançamento. Estamos às vésperas de abrir a solução neste momento. Há um grande trabalho de apresentação e entrada no mercado. Estimamos realizar as primeiras vendas daqui até dezembro, assim que abrirmos a plataforma para toda a pecuária.

O aplicativo de compra e venda está em fase de lançamento. Na prática, como ele vai funcionar?

Gustavo: Nossa missão é ajudar a pecuária brasileira a romper barreiras geográficas e tecnológicas, gerando mais negócios para criadores, trazendo, assim, vantagens monetárias para suas propriedades. A Negócio Animal é uma comunidade construída para realizar negócios com base na confiança.  É uma plataforma de interação entre vendedor e comprador e ajuda a realizar negócios com segurança. Até que tentem realizar alguma interação como comentar, criar uma lista de desejos, vender ou comprar animais, qualquer usuário pode utilizar o app e pesquisar animais sem que tenha que fazer um cadastro. O vendedor realiza seu cadastro e cria os anúncios de seus animais. O cadastro é ágil e seguro, pois realizamos uma leitura computacional de seu documento e prova de vida para garantir que o vendedor é real e idôneo. Nos anúncios, o vendedor insere todos os dados do animal, define o preço que deseja receber e a forma de pagamento, determina se há desconto à vista e quantidade de parcelas. O animal é anunciado com o acréscimo da taxa Negócio Animal. O usuário que se interessar em comprar um animal realiza o cadastro e passa pela etapa de segurança com análise do documento de identificação e prova de vida. Na etapa de pagamento, fazemos a análise de crédito do comprador. Um sistema inteligente analisa o score e libera a forma de pagamento e parcelas conforme resultado da análise de crédito. Todos podem comprar no Negócio Animal, no entanto, a forma de pagamento e parcelas são liberadas conforme poder de pagamento analisado. Na conclusão do negócio, o sistema gera um contrato com assinatura digital entre as partes, com validade jurídica. Neste contrato estão todos os termos, dados do vendedor, do comprador e do animal.Tudo isso é feito com alguns cliques e em apenas alguns minutos. É tudo digital, online e em tempo real. Para a segurança do comprador, até que se confirme pelas partes, a retirada física do animal, os valores pagos ficam armazenados em uma conta digital em nome do vendedor. Apenas após a confirmação, o dinheiro é liberado e todos os demais pagamentos são transferidos imediatamente ao vendedor até o final. A Negócio Animal oferece, ainda, para comprador e vendedor, uma plataforma para acompanhamento de todas as movimentações financeiras das vendas. É possível ver e se necessário emitir novas vias de boletos. A plataforma ainda lembra o comprador do vencimento de todas as parcelas futuras. A plataforma é para todos os pecuaristas brasileiros, pequenos, médios e grandes. Neste momento, para criadores de equinos e bovinos. É um local democrático, onde todos podem oferecer e comprar animais sem custo para divulgação.

Quais os diferenciais da solução?

Gustavo: Agilidade, segurança, tecnologia e abrangência geográfica. Oferecemos soluções e funcionalidades que ainda não são utilizadas para a compra e venda de animais na pecuária. Trazemos mais segurança e agilidade para os negócios. Estamos trazendo para a pecuária toda a tecnologia que já estamos acostumados a usar em bancos e e-commerce.

 Quais as expectativas após o lançamento?

Gustavo: O lançamento e abertura para toda a pecuária está previsto para a primeira semana de outubro. Esperamos elevar rapidamente a base de clientes e iniciar as primeiras negociações ao público. Os próximos passos são adicionar à plataforma novas espécies de animais, como ovinos e suínos. Nossa meta imediata é de validar a plataforma até dezembro deste ano, com a maior quantidade de vendas possível e ajustar nossas “velas” para alcançar a meta de negociar na plataforma 6 mil bovinos e 4 mil equinos em 3 anos.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail