Siga nas redes sociais

Search

Joinville ganha célula do GDG e prepara uma DevFest

Foto: divulgação.

O Google Developers Group (GDG), é uma comunidade de desenvolvedores de tecnologia que se concentra em produtos e tecnologias do Google. Esses grupos são formados por pessoas interessadas em aprender, compartilhar conhecimento e colaborar em projetos relacionados às diversas plataformas e serviços oferecidos como Android, Firebase, Google Cloud Platform, TensorFlow, Google Maps, entre outros.

Os GDGs são grupos locais, distribuídos em diferentes cidades ao redor do mundo, e são liderados por entusiastas da tecnologia e desenvolvedores que têm paixão por criar e inovar usando as ferramentas e produtos disponíveis.

Recentemente, a cidade de Joinville ganhou uma célula da iniciativa, que já tem programação definida para este ano. O Economia SC Drops conversou com Juliano Dias, profissional de TI há 25 anos e um dos membros do grupo, para saber da atuação do grupo na cidade e região. Confira abaixo:

O que é um Grupo de Desenvolvedores do Google?

Juliano: Os GDGs são a maior rede comunitária de desenvolvedores do mundo. Cada GDG é um centro comunitário local de desenvolvedores profissionais que compartilham conhecimento e paixão pela tecnologia de desenvolvedor do Google. O programa GDG se concentra em ajudar os desenvolvedores a obterem exposição às melhores e mais recentes tecnologias de desenvolvedor do Google para aprenderem juntos, criarem produtos de sucesso além de se conectarem com outros desenvolvedores e especialistas do setor de tecnologia.

Como surgiu a ideia para uma célula GDG em Joinville? Há quantos membros?

Juliano: A cidade de Joinville tem conquistado espaço no cenário nacional como uma das grandes potências em inovação e tecnologia. E nosso objetivo em criar o capítulo de Joinville é fortalecer o ecossistema incrementando e aproximando novas comunidades para compartilhar e contribuir neste desenvolvimento na região. Nosso capítulo do GDG está em sua fase inicial de atuação e contamos com aproximadamente 30 membros.

Como ela atua e para quem?

Juliano: A comunidade oferecerá uma variedade de eventos e atividades para desenvolvedores de todos os níveis de experiência. Esses eventos incluem:

  • Meetups para discutir tecnologias e compartilhar aprendizados
  • Workshops e treinamentos para aprender novas habilidades
  • Hackathons e competições para testar e desenvolver projetos
  • Colaborações com empresas e instituições locais para promover a inovação
  • Projetos de iniciação tecnológica com estudantes do ensino fundamental e médio. 
  • Projetos de inclusão tecnológica para público 50+

O grupo é aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre as tecnologias do Google, conectar-se com outros desenvolvedores e crescer sua carreira. A inscrição ocorre pelo site.

Qual a importância em SC ter um GDG?

Juliano: Santa Catarina já conta com dois capítulos do GDG (Florianópolis e Corupá) e com a chegada do novo capítulo em Joinville, temos como objetivo aumentar o posicionamento do estado dentro do cenário nacional no quesito de inovação e tecnologia.

Quais os benefícios para o ecossistema?

Juliano:  O GDG Joinville pode contribuir para o ecossistema local de várias maneiras. O grupo pode ajudar a: Atrair e reter talentos: Nossa comunidade pode ajudar a tornar a região mais atraente para desenvolvedores, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento. Promover a inovação: O GDG Joinville pode ajudar a conectar desenvolvedores com empresas e instituições locais, estimulando a colaboração e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Criar um espaço para a comunidade: O GDG Joinville pode ajudar a criar um espaço para que desenvolvedores de todos os níveis de experiência se encontrem, aprendam uns com os outros e contribuam para o ecossistema local.

O que é a DevFest? Quem pode participar e como?

Juliano: DevFests são conferências locais de tecnologia organizadas por Google Developer Groups (GDGs) em todo o mundo. Eles apresentam palestras, demonstrações práticas, workshops e codelabs sobre as tecnologias mais recentes do Google. Em 2022, foram realizados mais de 550 DevFests, ajudando mais de 320 mil desenvolvedores. O DevFest é o principal evento local para desenvolvedores aprenderem sobre as tecnologias mais recentes do Google com Googlers, especialistas em desenvolvedores do Google e palestrantes do setor. Desenvolvidos sobre a mentoria destes grupos, as edições do DevFest são consideradas a maior conferência sobre tecnologias Google no Brasil.

Quais os próximos passos da célula GDG Joinville?

Juliano: Como ações iniciais, estamos engajando todos os segmentos do ecossistema: universidades, empresas, hubs de inovação, e outros movimentos voltados à tecnologia e convidando a comunidade em geral a acompanhar o movimento. Estamos preparando a DevFest (chamaremos de Catarinense DevFest) no dia 2 de dezembro. As inscrições estarão disponíveis em breve e serão divulgadas em nossos canais de mídia social.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail