Siga nas redes sociais

Search

Como essa empresa une tecnologia e inovação para impulsionar sucesso dos clientes

matheus Danemberg nav9
Foto: Luan Pedrotti

Fundada em 2017 e com um crescimento de 47% em 2022, a nav9 oferece soluções tecnológicas para mais de 25 startups e empresas renomadas, conquistando também o reconhecimento como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul.

A tech solving partner combina gestão ágil, design e engenharia de software para resolver os principais desafios enfrentados pelas empresas, como foco, contexto e velocidade. 

Antes de conseguir os resultados da nav9, porém, Matheus Danemberg, CEO e fundador da empresa, experimentou a falência três vezes. Hoje, aos 29 anos, celebra o faturamento milionário e conta seus aprendizados no Economia SC Drops. Confira abaixo:

Antes da nav9, você passou por outras tentativas empreendedoras. Quais foram os principais desafios enfrentados nessas tentativas e como essas experiências influenciaram na formação da nav9?

Matheus: Eu coloquei muita energia nas quatro ideias que não deram certo, e com o tempo aprendi que só energia não era suficiente. Na nav9 além de energia também teve muito estudo sobre negócios e pedido de ajuda para mentores. Os desafios enfrentados e as crises financeiras serviram para fortalecer ainda mais a minha sede de mudança para empreender, e foi assim que, em 2017, decidi fazer a nav9 decolar.

O que motivou a decisão de voltar ao empreendedorismo após a experiência como programador? Como o programa de aceleração de startups contribuiu para essa virada de chave?

Matheus: Em toda a minha trajetória sempre estive focado em entregar o máximo de valor para os negócios que estava envolvido, tanto na carreira como desenvolvedor quanto como empreendedor. Assumir a responsabilidade de fazer as empresas crescerem sempre fez parte da minha história. No empreendedorismo não foi diferente, decidi que queria fazer algo que transformasse minha trajetória profissional e mergulhei fundo em todas as iniciativas que criei. 

Qual é o  balanço do último ano da Nav9?

Matheus: O ano de 2023 foi muito desafiador para nós. Trabalhamos diretamente com projetos de inovação em grandes corporações, startups e empresas de tecnologia. Vimos no ano que passou um grande foco das empresas em gerar eficiência no corebusiness e pausar grandes mudanças pois era um ano que se esperava muita incerteza. No mercado de startups, a diminuição de investimento também nos impactou, uma vez que parte relevante do nosso trabalho é ajudar as startups com produto e engenharia. Durante o ano, tivemos que nos adaptar a essa nova situação do mercado para fecharmos seguros e fortes. Considero que conseguimos vencer 2023; foi desafiador, mas saímos prontos para 2024.

Quais os diferenciais da empresa?

Matheus: A nav9 é uma uma empresa comprometida em fazer a diferença no mundo dos negócios, aplicando tecnologia e inovação para impulsionar o sucesso de seus clientes. Entendemos e resolvemos os desafios de empresas de diferentes portes que buscam implementar a cultura de inovação nos processos de trabalho. E é por meio de consultoria, gestão ágil, design e engenharia de software que criamos soluções digitais personalizadas e efetivas. 

Quais são as metas e expectativas da nav9 para os próximos anos? Como a empresa planeja manter o sucesso e continuar inovando no mercado de tecnologia?

Matheus: Nosso foco segue em ajudar empresas a entender antes de agir. Isto é, agir com precisão e lucrar a partir de mudanças. Seja para empresas que precisam inovar ou startups que precisam crescer, fazemos isso através de desenvolvimento de produtos e engenharia de software. Além disso, a partir de agora, vamos trabalhar com duas novas iniciativas validadas em 2023: Consultoria de inovação para PME e Educação em Inovação para executivos e empresários. Já estamos trabalhando com empresas “tradicionais” do interior do Rio Grande do Sul, implementando cultura de inovação e ferramentas tecnológicas para ajudar esses empresários a vender mais, diminuir custo e entregar com mais qualidade. Vejo que ser uma consultoria de negócios e tecnologia para essas empresas que precisam se transformar digitalmente vai ser um caminho que vamos investir nos próximos anos.

Quais são as tendências que você acredita que irão impactar o mercado de tecnologia nos próximos anos?

Matheus: O mercado tecnológico está cada vez mais em ascensão. Hoje, empresas que não implementam a cultura de inovação nos negócios, acabam perdendo espaço no mercado competitivo. Considerada uma das principais tendências para o próximo ano, a Inteligência Artificial irá acelerar ainda mais as transformações do mercado tecnológico dentro das organizações. E, para isso, é preciso que tanto profissionais de TI quanto as empresas estejam preparados para acelerar o desenvolvimento dos negócios por meio dessa tecnologia.  Além disso, a Engenharia de Software também será um dos principais meios para a implementação de inovação, agilidade, produtividade e foco no mercado de tecnologia, que coloca a cultura de inovação no centro dos negócios.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail