Siga nas redes sociais

Search

Programa PEIEX capacita empresas para o mercado internacional

Foto: Divulgação

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da ApexBrasil em parceria com instituições regionais, tem se destacado como um importante impulsionador da cultura exportadora no Brasil. Desenvolvido em parceria com instituições regionais, como a FURB (Universidade Regional de Blumenau), o programa é estruturado para atender às necessidades específicas das empresas participantes. 

Além da Universidade e da ApexBrasil, compõem o Comitê Consultivo do programa representantes dos órgãos: Instituto Gene, Banco do Brasil, ACIB, Prefeitura Municipal de Blumenau, SEBRAE, Correios, AMPE, Vale da Cerveja, FIESC e SEPROSC.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura exportadora no Brasil, capacitando empresas para competir no mercado internacional”, destaca Simone Paterno, monitora do PEIEX.

As empresas participantes ganham acesso a consultorias especializadas, qualificações em comércio exterior e estratégias de mercado. Com mais de 25 temas relacionados ao comércio exterior, o programa oferece suporte em áreas como análise de mercado, adequação de produtos e estratégias de marketing internacional. 

“O acompanhamento é sempre personalizado, composto por uma equipe de 11 bolsistas, dos quais 9 são profissionais graduados e com consolidada experiência no comércio internacional. Esses experientes bolsistas são responsáveis pela qualificação das empresas que aderiram ao PEIEX”, ressalta.

A primeira edição do PEIEX na região de Blumenau e Brusque qualificou 212 empresas, superando as expectativas iniciais do programa. 

No próximo dia 26, será realizado o evento especial de encerramento desta edição do Programa, no Centro de Inovação Blumenau (CIB), com o anúncio da qualificação de mais de 200 empresas da região de Blumenau e Brusque. 

“Será uma oportunidade para celebrar as conquistas das empresas participantes e destacar a importância do comércio internacional para o desenvolvimento econômico regional. Diversas empresas que participaram do PEIEX conseguiram não apenas iniciar suas operações de exportação, mas também se estruturaram para marcar presença em mercados internacionais”, compartilha Simone.

Ações como alteração em embalagens, participação em feiras e missões internacionais destacam o impacto positivo do programa na expansão das atividades comerciais das empresas participantes.

“Dentro das possibilidades e do cronograma da ApexBrasil, a FURB tem como objetivo dar continuidade ao programa, com planos para novas edições, disseminando a cultura exportadora para além do Vale Europeu, incluindo regiões limítrofes, como do Alto Vale do Itajaí, região onde o programa atual já contemplou algumas empresas e que também possui potencial exportador”, finaliza.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail