Siga nas redes sociais

Search

Tradição, sucessão e inovação: como a Joalheria e Óticas Schwabe construiu um legado em Blumenau

Foto: divulgação.

Desde 1944, a Joalheria e Ótica Schwabe é um marco na rua XV de Novembro, em Blumenau. Fundada por Oswaldo Schwabe, nascido em Bom Retiro, a história da loja é marcada por desafios superados com coragem e visão.

Ele se mudou para Blumenau aos 18 anos, incentivado por seu irmão Aloísio. Lá, aprendeu o ofício de relojoeiro e, em maio de 1944, fundou com outro irmão Fredolino, a Relojoaria Irmãos Schwabe. Poucos anos depois, decidiu seguir seu próprio caminho, criando a Relojoaria Schwabe, que se destacou como uma das mais prósperas da cidade.

Em 1968, com a inauguração de sua nova sede, a loja se consolidou no coração de Blumenau, ainda mais com a ajuda da renomada marca Omega, que enviou um arquiteto da Suíça para projetar suas instalações.

A transição para a próxima geração foi conduzida por Mário Schwabe, filho de Oswaldo. Desde pequeno, ele ajudava na loja e, após estudar Administração de Empresas e Optometria no Rio de Janeiro, trouxe novas ideias e produtos para o negócio.

“Quando voltei, passamos a oferecer novidades em produtos, como lente de contato e aparelho de surdez. A Schwabe foi pioneira nestes produtos na região, inclusive vinham pessoas de Curitiba para fazer lentes de contato aqui. Outro produto pioneiro foram as lentes de orgânicas, que são muito mais leves e melhores que as de cristais que havia na época”, lembra Mário.

Outra novidade implantada por Mário, quando voltou do Rio de Janeiro foi a informatização da loja.

Passamos a cadastrar todos os produtos no computador, cada um com um código. Foi um processo importante para facilitar e modernizar o dia a dia da loja e atendimento aos clientes”, lembrou o empresário. 

Osvaldo, neto do fundador, começou a trabalhar na loja em 2008 e, a partir de 2014, assumiu mais responsabilidades, mantendo a tradição de inovação e compromisso com a qualidade:

“Eu participo de feiras para acompanhar as novidades, estar a par das tendências. Também estamos investindo em marketing digital e em uma linha de produtos mais econômica. Nossas mudanças mais significativas serão no longo prazo”, revela.

As raízes da Schwabe também se aprofundam no relacionamento com a CDL Blumenau. Apenas um ano depois da fundação da entidade, em 1966, a Schwabe passou a fazer parte e segue sendo a empresa associada mais antiga associada. 

“Participar da CDL foi muito importante para a Schwabe, pois tínhamos acesso a informações que só o SPC poderia nos proporcionar. Além disso, havia as convenções estaduais e nacionais, que nos traziam muito conhecimento e novidades. E ainda tem a questão da representatividade, que é importante”, afirma Mário.

Quando foi fundada, não havia o SPC disponível na cidade e o crediário da Schwabe era de um modo bem simples, por meio de uma caderneta, onde se anotava o nome da pessoa e o valor da compra. Com o surgimento do SPC oferecido pela CDL, a Schwabe passou a contar com o apoio deste importante serviço e se tornou um dos grandes aliados da loja, proporcionando segurança na análise e concessão do crédito.

Atualmente o crediário próprio da loja é restrito a alguns poucos clientes de longa data. No mais, as vendas parceladas ocorrem no cartão de crédito de cada cliente.

O empresário lembra, ainda, dos almoços mensais promovidos pela entidade, que proporcionavam momentos de networking e atualização entre os empresários.

“A gente saía da loja e ia lá encontrar os empresários. Podíamos almoçar, conversar, se atualizar e depois voltávamos para a loja para trabalhar. Era muito bom”, conta Mário.

Para a família Schwabe, a CDL Blumenau é essencial para o fortalecimento da economia local, unindo empresários, oferecendo informações sobre legislação e trazendo novidades para o comércio.

A história da Joalheria e Ótica Schwabe é um testemunho de tradição, sucessão e inovação, valores que continuam a guiar a empresa através das gerações.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail