Siga nas redes sociais

Search

Plataforma ajuda empresas a organizarem metas e propósitos por meio de dados

Foto: divulgação.

Tão comum quanto traçar metas no ano novo é a desistência delas. De acordo com uma pesquisa da plataforma Strava, cerca de 80% dos brasileiros abandonam suas metas e objetivos até o final de janeiro. 

No âmbito empresarial, não é diferente: de acordo com o Mapa de Empresas, do Governo Federal, cerca de 2,1 milhões de empresas foram fechadas no último ano, o que dá uma média de 4 negócios extintos a cada minuto no país. Dentre os fatores que levam ao encerramento de atividades, está a falta de planejamento.

Estabelecer metas claras e alcançáveis é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Sem uma estrutura sólida que defina objetivos específicos, prazos realistas e recursos necessários, as metas podem se tornar vagas e desafiadoras de alcançar. Além disso, a ausência de um plano bem elaborado pode levar a uma falta de alinhamento entre os membros da equipe, resultando em esforços dispersos e falta de foco. 

Nesse contexto, a Zenobia, startup de Blumenau fundada no ano passado, oferece uma plataforma inovadora voltada para a administração eficaz de metas e propósitos. A iniciativa visa descomplicar a execução do planejamento estratégico por meio da sincronização e alinhamento em todos os níveis da organização e contribuir para que líderes e gestores possam tomar a melhor decisão, à medida que os objetivos e indicadores vão sendo trabalhados.

“A Zenobia surgiu da necessidade de dar agilidade, transparência e publicidade dos objetivos das organizações. Além disso, focou em apresentar os dados consolidados através de projetos, programas e diretrizes empresariais, facilitando a adaptação rápida das  ações estratégicas Além disso, queríamos fortalecer o conceito e a cultura  OKR, pois poucas empresas sabem que a cultura OKR também influencia em redução de custos, aumento financeiro, aumento na satisfação em pesquisas de clima e até mesmo na redução de turnover (saída de colaboradores)”, destaca Mauricio Correa, CEO da startup.

Ao fornecer ferramentas para gerir metas e indicadores, desde o planejamento até a apresentação de resultados,  a Zenobia visa mitigar os desafios associados ao planejamento, alinhamento, execução e processo de melhoria, implementando o OKR e capacitando as empresas a alcançarem seus objetivos de forma mais eficaz e assertiva.

A atuação da empresa engloba até mesmo a decomposição minuciosa de ações individuais para cada meta, planos de iniciativas para equipes e departamentos, colaborando para as reuniões de acompanhamento de progresso de resultados.

No último ano, a empresa celebrou seu primeiro aniversário atingindo uma meta significativa: o breakeven. Atuando majoritariamente no segmento B2B, estende sua atuação também a parceiros estratégicos que demandam uma plataforma para a execução e monitoramento de objetivos e metas dos seus clientes.

Nosso software é totalmente direcionado a gestão de performance através da gestão de metas e indicadores, um dos nosso objetivos é fornecer dados para tomada de decisões,  além de transformar a operação dos gestores muito mais simples e mais ágil, possibilitando que eles tenham mais tempo para dispor com outras atividades, deixando a gestão da execução conosco.. Outro ponto é que o nosso aplicativo contempla a agenda de eventos (cerimônias do modelo: reunião de check-in, apresentação de resultados, definição de objetivos, são alguns exemplos) e, não deixa você esquecer de realizar alguma ação, pois possuímos nossos alertas, enviando para todos os responsáveis os próximos eventos ou ações, o que desonera o gestor de ficar acompanhando cada indivíduo!”, explica.

Outro diferencial da empresa é o modelo de parceria para a implantação da metodologia, onde a equipe fica junto com os clientes, ajudando-os em todas as fases de implantação, seja com apoio, entendimentos, consultoria, treinamentos e mais.

A participação da empresa no Instituto Gene, por meio do Programa de Incubação, e do Centro de Inovação Blumenau (CIB) é destacada como fundamental para o networking, aprendizado e capacitação. 

Tem um elemento que é fundamental que o CIB gera para todos nós: é esta “comunidade” de empresas que se ajudam mutuamente, que apoiam uns aos outros, que é fantástico para quem está começando a dar os primeiros passos no empreendedorismo”, avalia.

Com um olhar para o futuro, visa se fortalecer comercialmente antes de buscar investimentos. Entre as métricas de sucesso observadas, destacam-se a redução do tempo gasto pelos responsáveis pela gestão em até 78% e o aumento médio de 32% no atingimento dos objetivos táticos. Os resultados são embasados em uma abordagem data-driven que evidencia a eficácia da implementação do OKR.

No que diz respeito aos próximos passos e metas, a empresa visa alavancar suas vendas e expandir sua oferta de produtos e serviços para seus clientes.

“Nosso objetivo é estar presente com os clientes, apoiando-os em cada fase da implantação do método de gestão de indicadores”, conclui o CEO.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail