Siga nas redes sociais

Search

Como o planejamento e a sustentabilidade criaram um bairro diferenciado em Florianópolis

Foto: Divulgação

Conhecido por suas mansões, Jurerê Internacional, na capital catarinense, foi fundado em 1980 seguindo um planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental inovador, transformando-se em referência de bairro planejado. 

Essa estruturação sustentável foi criada e é mantida até hoje pelo Grupo Habitasul. O Economia SC Drops conversou com José Mateus, Diretor de Negócios do Grupo, para saber os próximos planos para o Jurerê in_. Confira:

Quais os principais diferenciais que colocam Jurerê Internacional como referência em bairro planejado?

José: O bairro de Jurerê in_ já nasceu com um plano diretor próprio, que é revisitado e acompanhado pelo time de arquitetura do Grupo Habitasul. Desde sua criação, em 1980, foram desenvolvidos quatro masterplans, atendendo a diretrizes fundamentais e à estratégia de implantação em etapas. Eles também incorporaram conceitos inovadores que transformaram o bairro em uma “centralidade urbana” – inclusive, o papel de centralidade urbana foi atribuído oficialmente a Jurerê Internacional no Plano Diretor de Florianópolis em 2014. Isso significa que o bairro proporciona um espaço multifuncional e autossuficiente, localizado fora do centro da cidade, que busca equilibrar a distribuição de equipamentos, emprego, moradia e reduzir custos de deslocamento. Além disso, para a sua implementação foi desenvolvido um sistema de saneamento próprio, o SAE (Sistema de Água e Esgoto de Jurerê in_, para atender de forma autônoma a infraestrutura necessária para o abastecimento de água e esgoto, para o desenvolvimento de Jurerê Internacional. É um sistema de referência, que possui as certificações ISOs 9001 e 14001, e inovador: possui o único sistema de coleta à vácuo de esgotos do país, implantado no Amoraeville, etapa mais recente do desenvolvimento de Jurerê in_.  É um local que tem espaços abertos, casas sem muros, opções de compras e lazer. Proporciona ambientes para diferentes atividades físicas e uma conexão com a natureza. É um bairro versátil: oferece opções de turismo e também residências para primeira ou segunda moradia.

Como o Jurerê Internacional concilia o desenvolvimento com a sustentabilidade e a preservação ambiental? 

José: O Grupo Habitasul possui sustentabilidade como valor, ou seja, busca equilibrar em todas as suas ações e com governança adequada, as responsabilidades ambiental, econômica, social e cultural. Nos desenvolvemos fomentando a economia local. Hoje, os hotéis que o Grupo administra, o IL Campanario e o Jurerê Beach Village, adquirem frutos do mar dos pescadores locais, por exemplo. O Jurerê OPEN abre seu espaço, todas as quartas-feiras, para os feirantes locais comercializarem seus produtos orgânicos. Estes são só exemplos de como buscamos desenvolver também o nosso entorno. Temos um olhar atento ao meio ambiente e à preservação ambiental. Em nossos planos de desenvolvimento, sustentabilidade entra como requisito dos projetos. Planejamos empreendimentos sustentáveis, que impactem o mínimo possível o meio ambiente e que tragam benefícios a ele. Também aprovamos, recentemente, um parque com mais de 155 mil m2, que contará com áreas de preservação da fauna e flora local e será doado à cidade de Florianópolis, com adoção pela Habitasul nos próximos 5 anos. Possuímos inúmeras ações que visam à sustentabilidade, como o projeto Dazum Banho, cuja principal ação é realizar ações de limpeza de praia, com conscientização da população, por meio de educação ambiental. Outro exemplo é o Jurerê Beach Village, que dispensou o uso de sachês no restaurante e substituiu todas as garrafas plásticas de água, tanto do restaurante como dos quartos, por água em lata. São exemplos que mostram como nos preocupamos com o meio ambiente e buscamos ter, em todas as nossas ações, um olhar cuidadoso.

Como está o projeto Jurerê 2050, que prevê a expansão imobiliária em Jurerê Internacional, com áreas públicas e verdes, e foco na sustentabilidade?

José: Estamos planejando Jurerê 2050. É um momento importante para o futuro do bairro e de Florianópolis. Temos novamente o compromisso de apresentar um projeto à frente do seu tempo, assim como fizemos em 1980. São projetos de longo prazo, que necessitam de muito planejamento e criatividade, para que eles realmente atendam às necessidades e desejos das pessoas, sempre com inovação e preservação ambiental. Todos os projetos passarão pela tramitação nos órgãos públicos competentes e somente serão implantados mediante as aprovações e licenciamentos necessários.

O Grupo Habitasul também atua em projetos em prol da cidade, como foi o caso da adoção da Praça Forte São Luís, na Avenida Beira-Mar Norte. O que isso representa para a empresa? Há outras ações como essa previstas?

José: Temos como propósito desenvolver lugares que inspirem a vida. A Praça do Forte São Luís foi um exemplo, na qual buscamos proporcionar um ambiente para que as pessoas possam se inspirar com a água em movimento e conviver em harmonia. Entendemos que ações como essa são essenciais para o bem-estar da população. Outras ações como essa estão previstas sim. Um exemplo é o parque citado acima, que entregará à cidade de Florianópolis, no coração do bairro de Jurerê in_, 155 mil m2 de área de lazer e preservação da fauna e flora local. Também está prevista a revitalização da Praça São Francisco de Assis, que fica localizada no bairro de Jurerê in_. Queremos que o ecossistema seja cada vez mais conectado, com harmonia e múltiplas possibilidades de contato entre as pessoas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail