Siga nas redes sociais

Search

Cápsula de pronto atendimento de telemedicina é instalada na Acate

Foto: divulgação.

A tecnologia aliada à saúde é representada na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) pela Doctor-U, uma cápsula de pronto atendimento de telemedicina que afere os sinais vitais das pessoas e conecta médicos com pacientes em poucos instantes, tudo de forma remota.

Desenvolvida pela Unimed Grande Florianópolis com a união de empresas parceiras, como DOC24, TeleWorld, Bold, Scalefusion e Chroma-Líquido, é a primeira cabine para atendimento médico do país, mede 2,5m de altura por 1,6m de largura e se inspira em modelos já existentes na China e no Estados Unidos.

“Esse tipo de iniciativa torna mais ágil e fácil o atendimento na área de saúde. É interessante porque pode ser facilmente replicado e implementado em outros locais”, destaca Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde da ACATE.

O autoatendimento ocorre de forma individual, ou seja, um paciente por vez. Ao subir na máquina por comando de voz, que se encontra dentro da cápsula, a pessoa afere temperatura, altura, peso, percentual de gordura, pressão arterial e frequência cardíaca.

Todas essas informações geram um relatório que se integra ao prontuário do paciente e serve como base para o médico prosseguir com o atendimento.

Para o beneficiário, a consulta online ocorre dentro da própria cápsula, enquanto o médico encontra-se em seu consultório, conectados pela telemedicina. Caso o profissional de saúde identifique a necessidade de consulta presencial, ela é providenciada.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail