Siga nas redes sociais

Search

Luxo é ser regional: agora, mais do que nunca, é hora de valorizar a economia de SC

Compartilhe

Foto: divulgação.

Nada mais adequado que escrever um artigo sobre a economia de Santa Catarina por aqui, não é mesmo? Decidi abordar essa questão em razão de alguns fatos que chamaram a minha atenção recentemente.

O primeiro deles, e talvez o mais impactante, foi o anúncio do fechamento da Cervejaria Saint Beer, em Forquilhinha, uma das pioneiras do estado.

Em segundo lugar, durante minha busca por uma loja de óleos essenciais e difusores, em Blumenau, me deparei com dois estabelecimentos fechados.

Por último, ouço relatos de inúmeros empresários de pequeno e médio porte sobre as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos.

Muitos resistiram à pandemia e mantiveram suas portas abertas, mas as consequências atingem diversos setores este ano, especialmente pela necessidade de capital de giro. Então, como podemos ajudar?

Agora, mais do que nunca, é hora de apoiar o comércio local. Em vez de comprar aquela camiseta de marca, por que não optar por uma produção regional?

Ao adquirir insumos para sua receita de fim de semana, valorize a cadeia produtiva local, que oferece produtos de alta qualidade, como queijos, geleias, embutidos e vinhos.

E quando pensar em descansar no fim de semana, considere hospedar-se em um estabelecimento do estado, em vez de fazer um bate-volta para um local distante.

Isso não significa que você não possa ou não deva comprar produtos importados ou de outros locais. No entanto, é importante apoiar o comércio local sempre que possível.

Divulgue, ajude, use e consuma produtos regionais, em vez de criticar gratuitamente. Não há tristeza maior para mim, como empreendedor, do que ver uma porta se fechando.

A partir da minha realidade e dos meus negócios, também busquei trazer e valorizar produtos regionais dentro do Villa do Vale Boutique Hotel.

Nos próximos dias lançaremos o novo menu do Botic Restaurant & Bar, destacando pratos da alta gastronomia mundial feitos com produtos de marcas regionais como a Vermont Queijos Especiais, Pomerode Alimentos e Olho Embutidos.

Essa é uma forma autêntica de exaltar a economia local e trazer ainda mais autenticidade, credibilidade e significado para o seu negócio. É bom para todos os envolvidos.

E neste aspecto, uma experiência muito positiva foi conhecer o mais novo lançamento da Secretaria de Turismo de Blumenau, a Rota da Gastronomia Alemã, um roteiro que percorre restaurantes tradicionais que exploram a gastronomia típica com criatividade e qualdiade.

O roteiro possibilita que estes restaurantes cresçam e fomenta um ambiente saudável para que outros empreendedores invistam aqui.

Santa Catarina é incrível. Somos um estado realmente privilegiado geograficamente. Temos praias, montanhas e vales de tirar o fôlego.

Contamos com milhares de fornecedores e produtores talentosos em todas as áreas, desde o têxtil até a tecnologia. Vamos juntos impulsionar a economia catarinense e celebrar a riqueza de nossa região.

Compartilhe

Sócio-fundador do Villa do Vale Boutique Hotel

Leia também

Receba notícias no seu e-mail