Siga nas redes sociais

Search

Programa Conecta AMVE impacta municípios da região com ações de inovação e empreendedorismo


Foto: Divulgação

O Programa Conecta AMVE, iniciativa do Centro de Inovação Blumenau (CIB), encerrou 2023 com bons resultados, realizando 56 reuniões, 18 eventos e impactando diretamente 764 pessoas em 11 municípios da região do Vale Europeu, área de cobertura do CIB.

Implantado oficialmente em setembro de 2021, com a nomeação do primeiro grupo de embaixadores, o programa já conta com 53 pessoas engajadas e distribuídas em seis grupos: Timbó (com 10 embaixadores), Gaspar (com 10 embaixadores), Indaial (com 8 embaixadores), Pomerode (com 5 embaixadores), Apiúna, Ascurra e Rodeio (com 13 embaixadores) e Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho (com 7 embaixadores).



“O Conecta AMVE foi criado com o objetivo de expandir as ações do CIB para as demais cidades da região. Os embaixadores nomeados em cada município representam o elo entre a cidade e o CIB. São eles os responsáveis por ativar e engajar a comunidade local nos assuntos de inovação e empreendedorismo. O objetivo é criar uma rede e conectar todos com o CIB”, comenta Rozana Raizer, agente de inovação do Instituto Gene.



Os embaixadores atuam de forma voluntária e representam a quádrupla hélice, ou seja, refletem quatro setores diferentes: empresarial, instituição pública, academia e terceiro setor.

“É essa diversidade de representantes que qualifica as discussões, facilitando a integração com toda a comunidade”, diz Rozana.

Prova disso são os eventos realizados durante este ano e as projeções para 2024.


“O foco segue sendo a ativação de ecossistema e engajamento da comunidade com ações para mais visibilidade do Conecta AMVE. Assim como, estruturar um espaço para ser o hub de inovação de cada município e ampliar o número de embaixadores em cada cidade”, destaca.

Rozana também observa que cada município tem suas peculiaridades nas demandas de ações, porém, há projeção de eventos maiores de interesse de todos, como por exemplo, discussão e implantação de Lei da Inovação, Incubadora de empresas, Maratona do Empreendedorismo, Feira de Inovação e Tecnologia e a própria expansão do projeto de inovação social “De Guru para Guri”, que une idosos e jovens na busca pelo empreendedorismo.

O Programa Conecta AMVE é desenvolvido em parceria com Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), por meio de uma cooperação técnica e financeira.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail