Você sabe como fazer a gestão para o crescimento da sua empresa? Leia esse artigo e responda perguntas simples que identificam se você é um gestor que se preparou para crescer.
Um dos maiores desafios para qualquer empreendedor é gerenciar o crescimento, é se preparar para ele. Muitas vezes o modelo de gestão adotado lá no início já não serve mais, o desafio reside justamente na necessidade de se preparar ou se adaptar aos novos momentos.
Claro que crescer é o grande objetivo para quem abre uma empresa, mas a transformação para níveis mais avançados de negócio é um processo sinuoso, cheio de obstáculos que aumentam conforme o crescimento da operação.
Um dos sinais de que a gestão financeira/administrativa não acompanha o crescimento, é a continuidade na utilização das mesmas ferramentas, a falta de visão e não atualização de processos operacionais. A empresa cresce, mas fica o sentimento de desorganização ou, até mesmo, a incerteza sobre o resultado econômico e geração de caixa atual.
Isso faz sentido para você?
Como podemos reverter esse cenário
Inicialmente devemos analisar “linha por linha” a DRE (Demonstrativos de Resultados do Exercício), com objetivo de identificar possibilidades de redução das despesas e dos custos operacionais, encontrar oportunidades para melhorar o volume de vendas, margens dos produtos/serviços, tudo isto acompanhado de um plano estratégico, que deve ser muito bem pensado, estruturado. Definindo as responsabilidades e compartilhado de forma clara com o time que irá auxiliar na execução deste.
Exposto isto, fica claro que a evolução e as mudanças dentro das empresas devem acontecer de forma constante, ágil e padronizada, buscando sempre o crescimento organizado, as tomadas de decisões baseadas em números e não somente na intuição do empresário, consequência disto uma longevidade maior para a companhia.