O cooperativismo está em crescimento no Brasil nos últimos anos. A busca por serviços e produtos financeiros com vantagens diferenciadas em comparação ao sistema bancário tradicional são alguns fatores que explicam o porquê dessa expansão. Com a chegada do final de ano, é preciso se organizar financeiramente para concretizar alguns planos. Veja as principais vantagens do cooperativismo de crédito e como ele pode te ajudar a conquistar sonhos no final do ano.
As cooperativas de crédito garantem rendimentos normalmente superiores em comparação ao sistema bancário tradicional e oferecem um atendimento personalizado que considera o contexto e os rendimentos de cada cooperado. Tais vantagens tornam estas instituições importantes no planejamento financeiro de final de ano, para realizar sonhos como viajar com a família, trocar de carro, começar a investir em um imóvel próprio, entre outros exemplos.
Um exemplo disso é a Uniprime Pioneira, cujo atendimento se destaca pela proximidade, acolhimento, não cobrança de tarifas por seus serviços, diferenciando-a em relação a outras cooperativas do ramo. A Uniprime reconhece a importância deste planejamento e oferece diferentes serviços para ajudar o cooperado a realizar esses sonhos, seja por meio de consórcios, linhas de crédito, seguros, investimentos ou financiamentos.
Desta forma, é fundamental deixar os tabus de lado e aproveitar as vantagens diferenciadas do cooperativismo de crédito para aproveitar o final do ano com tranquilidade, com mais segurança para concretizar os seus sonhos em 2024 sem comprometer o orçamento familiar.
Vantagens diferenciadas
Um dos tabus existentes sobre esse ramo do cooperativismo é que ele não oferece os mesmos serviços e vantagens que os bancos tradicionais. A verdade é que esse cooperativismo não só oferece uma gama de produtos e serviços, como também uma série de vantagens diferenciadas que o sistema bancário tradicional não possui. Uma dessas vantagens é a sua gestão participativa e democrática, um dos pilares do cooperativismo. Os associados são donos do negócio e responsáveis por definir as diretrizes dele. Outro princípio importante é a participação econômica: os associados controlam a cooperativa democraticamente e parte desse capital é propriedade comum da cooperativa.
Outra vantagem é que essas cooperativas oferecem taxas de juros menores e mais justas para empréstimos e financiamentos. Por outro lado, as taxas são maiores para rendimentos, garantindo assim ganhos maiores aos cooperados. Dessa forma, diferentemente do que diz o senso comum, as cooperativas têm os mesmos produtos que bancos convencionais e ainda oferecem vantagens diferenciadas que tais bancos não possuem.