O Programa Jovem Programador, iniciativa pioneira que visa capacitar e revelar talentos na área de Tecnologia da Informação (TI), está celebrando mais uma edição em Santa Catarina. Criado em 2021, o programa busca suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada no setor de tecnologia, proporcionando oportunidades de emprego a jovens catarinenses.
“O Programa foi concebido como resposta às necessidades de um mercado em expansão, onde a escassez de profissionais capacitados representa um obstáculo ao crescimento das empresas e ao desenvolvimento do ecossistema de tecnologia no estado”, revela o responsável pelo projeto, Andréas Hartmann, CEO da HartSystem Sistemas e presidente do SEPROSC (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina).
Com o apoio do SENAC/SC, o programa foi idealizado por uma equipe diversificada, contando com nomes de destaque como Marcio Gonçalves, ex-presidente do SEPROSC e CEO da Datainfo, e Juliano Vieira, coordenador do Programa Jovem Programador dentro do Senac SC.
O Programa Jovem Programador é voltado para jovens a partir de 16 anos, mas sem idade limite para participar. A ideia é que pessoas interessadas em ingressar ou se aprimorar na área de tecnologia possam usufruir das aulas de capacitação tecnológica. A metodologia usada é direcionada à empregabilidade, preparando os participantes para um futuro de sucesso no setor. Além disso, o programa é gratuito para famílias com renda per capita de até dois salários mínimos.
Ao longo de suas quatro edições, o Jovem Programador já beneficiou mais de 14 mil jovens, com mais de 3000 vagas ofertadas em 21 cidades catarinenses.
“O programa se consolidou como o maior de formação em TI no estado, abrindo portas para jovens talentos e possibilitando inclusive a migração de carreiras para pessoas já formadas em outras áreas”.
Para o futuro, a iniciativa almeja expandir seu alcance, engajando mais empresas parceiras e ampliando sua visibilidade nacional.
“Com o objetivo de impulsionar o crescimento socioeconômico por meio da formação de jovens para o mercado de TI, o programa busca estabelecer parcerias estratégicas com entidades como o Centro de Inovação Blumenau (CIB) e o Instituto Gene, garantindo, assim, não apenas a capacitação, mas também a inserção efetiva desses profissionais nas empresas da região”, complementa Andréas.
Inscrições abertas
As inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Programador estão abertas até o dia 18 de fevereiro, com o início das aulas previsto para 18 de março.
As vagas estão disponíveis em 21 cidades catarinenses, incluindo Araranguá, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Joinville, e outras. Para mais informações e inscrições gratuitas, os interessados podem acessar o site oficial do programa: www.jovemprogramador.com.br.
“Com um olhar voltado para o futuro e o compromisso de capacitar a próxima geração de profissionais de TI, o Programa Jovem Programador continua a desempenhar um papel crucial no fortalecimento do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos os participantes”, finaliza.