Siga nas redes sociais

Search

Como um e-commerce fez a entrega ser um diferencial competitivo

Compartilhe

Foto: divulgação

O mercado virtual é uma terra de oportunidades, possuindo um potencial de crescimento expressivo ao permitir a reunião de empresas e consumidores em um ambiente digital permeado por inúmeras funcionalidades e facilidades.

Nesse espaço de transformação virtual, que hoje se configura como um lugar de extrema importância, oferecendo serviços e produtos que antes se restringiam a lojas especializadas, às vezes inalcançáveis para alguns, ora pela distância física, ora pelos custos elevados, a Lumienergy busca um lugar entre os principais players do mercado.

Fundada em 2015, reconhecendo uma demanda do público-alvo e buscando ocupar um espaço vazio no mercado de produtos para casa, reforma e construção, a empresa trilhou o caminho do e-commerce e precisou, com isso, se atentar aos novos padrões das relações de consumo no ambiente digital: velocidade, variedade, confiabilidade e acessibilidade

Se a loja virtual buscava, de início, suprir uma demanda relacionada a produtos hidráulicos e elétricos, o mix de produtos, com o passar do tempo, transformou-se e, após 5 anos de funcionamento, a Lumienergy é, nesse segmento, uma das principais lojas do Brasil.

Ao ampliar a variedade de itens, o e-commerce intenta conseguir atender a todas as necessidades dos seus clientes, tornando-se, desse modo, um porto seguro para o público-alvo e um espaço em que o consumidor pode resolver todos os seus problemas e sair satisfeito ao fechar a tela do computador.

Apesar do crescimento da Lumienergy, que em 2019 dobrou o seu faturamento, saltando para R$ 12 milhões, as operações do e-commerce, principalmente no início, foram muito afetadas pelas dificuldades logísticas e pelas práticas operacionais adotadas.

Se a variedade de produtos, incluindo itens de alto giro e, também, produtos sofisticados e mais caros, assim como a adoção de preços competitivos, era um trunfo para o sucesso, o transporte e o frete eram o entrave final para o sucesso da empresa.

Ampliar o alcance, reduzir os custos e ganhar mais competitividade tornou-se, então, após as dificuldades iniciais, o obstáculo a ser ultrapassado, que, com o auxílio de uma consultoria empresarial, na figura de Felippe Goebel, fundador do Frete Barato, um hub de transporte de cargas, pôde, enfim, ser vencido.

A consultoria do Frete Barato, nesse processo de transformação e evolução da Lumienergy, foi a responsável por expandir o leque de opções de transporte do e-commerce e aumentar a competitividade do frete. 

No princípio, a loja se valia apenas do serviço de uma transportadora e dos Correios, não contando com a qualidade de excelência do serviço transportador, assim como sofrendo com prazos elevados.

Desse modo, a entrada de um consultor foi fundamental para auxiliar a Lumienergy na construção de um modelo de negócios capaz de gerar mais confiança, engajamento e acessibilidade.

Para a empresa, a junção de boas práticas logísticas, como um estoque 100% interno e um setor de expedição de produtos eficiente, e opções de transporte de cargas capazes de efetuar o trânsito de produtos com eficiência e qualidade é um aspecto significativo do sucesso da empresa, o que garante um feedback positivo dos clientes e a fidelização do público-alvo.

Além disso, segundo o e-commerce, a partir de uma gestão melhor do negócio e a adoção de novas transportadoras, a capilaridade da Lumienergy cresceu muito e, atualmente, a empresa já abrange, por exemplo, a região norte, nordeste e centro-oeste do país, uma vez que o ticket-médio do transporte pôde ser reduzido.

Desse modo, com a adoção de preços competitivos e um transporte eficiente, a Lumienergy conseguiu alcançar o resultado de outras grandes lojas nos principais centros consumidores do país, garantindo uma posição de destaque no mercado virtual.

Cabe ressaltar, nesse ponto, que a empresa já consegue despachar produtos em até 24 horas após o processamento do pagamento, assim como entrega os pedidos na grande São Paulo em até 48 horas.

Compreender, portanto, as demandas do mercado foi o pontapé inicial da Lumienergy, mas o sucesso da empresa não pode se resumir ao surgimento de suas atividades e, por isso, saber aproveitar as lacunas do setor, entender os desejos do público-alvo, apreender a importância da evolução tecnológica e reconhecer o valor do conhecimento empresarial, algo que foi possível, nesse caso, a partir de uma consultoria externa ao e-commerce, foram etapas percorridas e vencidas pela Lumienergy, que pode, hoje, atestar a qualidade de seus serviços no mercado digital.

Logo, com a evolução do e-commerce e com a rápida transformação das relações de consumo, uma imposição que a crise sanitária e econômica de 2020 trouxe para os lojistas, a empresa larga na frente da concorrência e já parece conhecer os meandros no mercado virtual, um caminho que ainda será trilhado por inúmeros concorrentes, e as nuances do mundo empresarial, fruto da consultoria recebida, prenunciando o sucesso e o crescimento do e-commerce em 2021.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail