Siga nas redes sociais

Search

Como uma consultoria logística pode aumentar o faturamento de um e-commerce

Compartilhe

Foto: artinspiring/AdobeStock

Nos últimos anos, com o surgimento de novas tecnologias e a popularização das redes digitais, houve um aumento significativo do mercado virtual. Com o crescimento desse novo espaço de negócios, deu-se também o início de uma concorrência acirrada entre os vários e-commerces e, com ela, a necessidade de adotar novos processos, buscar novos conhecimentos e investir no aperfeiçoamento da loja virtual tornou-se um caminho sem volta e indispensável.

A revolução provocada pelo surgimento do espaço virtual de compra e venda alterou significativamente as relações de consumo e a importância dos processos adotados pelas lojas, incluindo o surgimento de uma legislação específica para o e-commerce.

Nesse sentido, muitos empresários e lojistas não conseguiram acompanhar as transformações da rede digital, tendo como solução eficaz o auxílio de gestores e consultores capazes de alterar o rumo da loja e direcioná-la para mares mais tranquilos.

Uma consultoria logística é capaz de adentrar no espaço do lojista, avaliar os processos adotados, a eficácia da loja e os resultados da empresa, examinando o que funciona e o que não tem êxito. 

A consultoria torna-se, assim, o meio pelo qual o lojista encontrará amparo e ajuda para faturar mais ou, quando necessário, trilhar um novo caminho.

A Rosa Azul Kids, por exemplo, é um desses exemplos de sucesso do que uma consultoria pode trazer de resultados: o e-commerce infantil teve suas vendas aumentadas em 350% depois dos consultoria de Felippe Goebel, fundador da Frete Barato

A consultoria, seguida da parceira com a empresa Frete Barato, hub de transportes em plena expansão, permitiu a implantação de tabelas de frete mais agressivas, garantindo melhores prazos e preços, assim como um acompanhamento mensal da performance e da rentabilidade do e-commerce no que diz respeito aos aspectos logísticos.

Ainda que o consultor não faça parte da origem de uma loja virtual, ele é, no entanto, no caso de muitos lojistas, o sujeito mais capaz de enxergar a empresa objetivamente, averiguando como os processos ocorrem e o que pode ser melhorado. 

Esse movimento é possível, dentre outros fatores, sobretudo porque a figura do consultor logístico não é vinculada a metas e resultados da empresa, de modo que ele o profissional é fica mais livre para entender melhor o processo do e-commerce e a sua possível otimização.

O investimento necessário para a obtenção de uma consultoria pode ser um entrave para muitos gestores, que desconfiam dos benefícios que o custo elevado poderá trazer. Porém, se o gestor analisar as vendas bem como o pós-venda, o trabalho duplicado e possíveis desperdícios, por exemplo, ele conseguirá perceber que a contratação de uma consultoria logística não é um custo e sim um investimento que pode resultar em bons frutos e, principalmente, em uma redução de custos significativa.

A consultoria é, atualmente, essencial para que os e-commerces possam largar na frente da concorrência e adotar processos que sejam mais eficazes e proveitosos, já que o consultor, na área logística, financeira, tecnológica e no marketing, por exemplo, pode transformar os processos, às vezes, arcaicos de muitas empresas e dar modernidade para o seu funcionamento, seja por intermédio de um planejamento eficiente, seja pela adoção de soluções práticas para os problemas do dia a dia.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail