Siga nas redes sociais

Search

Quem falha em planejar, planeja falhar

Compartilhe

Foto: divulgação.

Como disse o “poderoso” leão Alex em Madagascar: “quem falha em planejar, planeja falhar”. Essa frase parece simples, mas ela é muito poderosa, principalmente para aquelas pessoas que acreditam no poder da Execução, mas esquecem do planejamento.

Com planejamento conseguimos definir metas e objetivos a serem conquistados e também como poderemos acompanhar a evolução, que na minha visão é o ponto que mais gera frustração nas pessoas: executar várias atividades sem saber se o que estão fazendo vai levar a algum lugar e o quão perto ou longe estão da conclusão.

Além ter objetivos claros, é possível fazer com que as pessoas do time desenvolvam mais o comportamento de autonomia e responsabilidade, basta exercitar mais a delegação da definição da estratégia de como irão executar as demandas e atividades para atingir o objetivo, ao invés de fazer por eles.

Outro benefício é a possibilidade de antecipação de problemas ou testes que precisam ser feitos antecipadamente para validar hipóteses e assim melhorar a probabilidade de atingirem os objetivos e metas.

Essa mentalidade de planejar antes de sair fazendo vai além do trabalho, aplicar isso nas situações do dia-a-dia também contribuirá em como reagimos às adversidades, problemas e situações de estresse, sabe aquela frase: “Respira e não pira” tem muito a ver com: pare, pense (planeje) e execute. 

“O sucesso não é acidental, é planejado” (Madagascar 3).

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail