Siga nas redes sociais

Search

Calma, não criemos pânico

Compartilhe

Foto: divulgação.

Refletindo sobre o que venho escrevendo ultimamente, acho que alguns assuntos podem ter ficado de alguma forma confusos, ou até mesmo ambíguos.

Falei sobre pensar em Futuros com alternativas, e depois falei sobre manter o Foco. Parece contraditório né? “Calma calma, não criemos pânico”, como diria o Chapolin Colorado. Vou tentar deixar mais claro e mostrar que na verdade, tudo está correlacionado.

Quando comento sobre “pensar em futuros”, quero dizer que você não deve se restringir exclusivamente a uma evolução incremental do seu cenário atual.

Use a criatividade para montar novos cenários e/ou tentar antecipar algumas coisas que podem acontecer no futuro.

Pesquise, leia e pratique o “pensamento de futuro”. Por exemplo, tente criar algumas hipóteses, como: “minha carreira vai deixar de existir?”, “o que pode acontecer se a SpaceX conseguir chegar em Marte?” ou “como seria ter um ajudante ou colega de trabalho robótico?”.

Uma vez que tenha algumas hipóteses para pesquisar, não vá sair tentado fazer tudo ao mesmo tempo. Foque ou priorize aquela tarefa que possa ser feita sem impactar muito o seu dia-a-dia, ou a que seja mais rápido e fácil executar.

O que importa aqui, é o resultado da hipótese e do aprendizado para executar ela. Essa jornada, com certeza, vai agregar no seu presente e muito provavelmente mudará seu Futuro. Ou melhor, te deixará mais próxima de um dos cenários Futuros.

Portanto, pensar em hipóteses de Futuros não quer dizer que você tenha que construir planos para todas elas, ou que tenha validar todas essas hipóteses, o que vale aqui é a jornada de validação, da criação, do aprendizado.

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail