Siga nas redes sociais

Search

Não basta olhar, é preciso observar

Compartilhe

Foto: divulgação.

Como diria Sherlock Holmes: “Não basta olhar, é preciso observar, meu caro Watson”. O que eu quero dizer com essa frase? Que estamos cada vez mais superficiais e desaprendendo como analisar o que está acontecendo ao nosso redor.

Se você quer ser um profissional diferenciado ou um empreendedor de sucesso, você precisa, realmente precisa, observar e analisar os detalhes para entender completamente o que está acontecendo ao seu redor.

Além disso, é preciso desenvolver diariamente sua capacidade analítica, visto que temos uma enxurrada de informações de ótima qualidade, e outras de qualidade muito questionáveis. Crie hábitos de leitura e questionamento, pelo menos para validar as informações que estão sendo expostas.

Mas, como isso pode se encaixar no seu dia-a-dia? Vou deixar aqui um exemplo do que eu faço. Eu sigo, nas redes sociais, os perfis de algumas empresas, instituições e autoridade em assuntos do meu interesse, tais como:

– Fast Company (@fastcompanybrasil): artigos e notícias sobre negócios, inovação, ciência e futurismo.
– Banco Central (@bancocentraldobrasil): quinzenalmente divulgam projeções de indicadores econômicos.
– Economia SC (@economiasc): portal de notícias e artigos de economia e negócios de Santa Catarina.
– Tiago Mattos (@tiagomattos): empreendedor serial e especialista em letramento de futuros.
– Câmara de Deputados (@camaradeputados): acompanhar as pautas políticas e novas leis e resoluções que estão sendo debatidas ou implementadas.

Poderia ainda listar aqui diversos outros conteúdos, mas quis trazer alguns exemplos mais diversificados, pois um bom empreendedor precisa observar 360 graus, e não somente os seus assuntos prediletos. E sim, é preciso acompanhar política e economia, pois você e os clientes são impactados por esses assuntos também.

Portanto, não fique só naquela “olhadinha”, observe com mais detalhes, tenho certeza que isso trará melhorias para sua estratégia e planejamento.

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail