Siga nas redes sociais

Search

A antecipação é como um presente antes do presente

Compartilhe

Foto: divulgação.

Tenho falado bastante sobre planejamento, e um dos maiores benefícios, além de atingir os objetivos estratégicos, está na possibilidade de anteciparmos desvios, claro, se fizermos um planejamento de futuros e um planejamento reverso.

É sobre esse planejamento que quero falar nesse artigo. Desde o começo dessa minha coluna venho falando sobre futuros, hoje quero falar sobre cultura antecipatória.

Como o próprio nome diz, é a habilidade pessoal ou da empresa de se antecipar a mudanças, que estão cada vez mais constantes e com ciclos mais curtos, e assim manter você ou sua empresa mais longe do fracasso ou falência.

Fazendo uma analogia, é como você caminhar sempre olhando para baixo e para o próximo passo, e não para o caminho que está a frente, correndo o risco de trombar com um galho de uma árvore.

“Antecipação, meus amigos, é o que separa um caçador de recompensas de um caçador de fortunas.” (fala retirada do filme O Regresso). Ou seja, a antecipação pode ser um grande diferencial competitivo.

Mas vale lembrar que antecipação não é previsão de futuro, mas não haverá antecipação se você não parar para pensar e planejar futuros.

Portanto, pense futuros, faça um planejamento do futuro para o presente (regressivo) de todos os cenários pensados.

Periodicamente olhe para seu planejamento, compare com o momento atual e, finalmente, faça reflexões em busca de alguma necessidade de antecipação.

Faça isso várias vezes e ficará cada vez mais fácil e rápido antecipar desvios e conquistar objetivos.

“A antecipação é como um presente antes do presente”.

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail