Siga nas redes sociais

Search

O sucesso depende da habilidade de antecipar e adaptar-se

Compartilhe

Foto: divulgação.

No meu texto anterior falei sobre Cultura Antecipatória e nesse quero continuar abordando esse assunto, pois entendo que pouco se fala sobre isso e vejo como algo que pode trazer um diferencial competitivo.

Todos sabem que é melhor prevenir do que remediar, certo? Mas porque no dia-a-dia das empresas muitas vezes ficamos presos remediando o que vem pela frente?

A resposta é simples, mas a solução é complexa: nosso cérebro prefere respostas (dar e receber) rápidas, assim gasta menos energia e poupa tempo. Ele (o cérebro) acaba bancando o Jaiminho (Chapolin Colorado): “só para evitar a fadiga”, mas também tem a ver com a nossa pressa, nossa vontade de querer fazer tudo muito rápido, um comportamento consciente e inconsciente.

Aqui também vale comentar que muita gente confunde Agilidade com Velocidade, e aí acabam pensando mais na eficiência e na resposta rápida ao invés de fazer pequenas ações com mais eficácia. 

Um exemplo são os programas de treinamentos corporativos: mesmo conteúdo e experiência para a maior quantidade de pessoas possível, extremamente eficientes, mas pouco eficazes. Um bom planejamento e uma sessão de design podem gerar ideias e soluções que possam ser mais eficazes e muitas vezes com um melhor retorno sobre o investimento.

Já ouviu a expressão “one size fits all”? Poderíamos traduzir como: “tamanho único”. Já pensou como seria se uma empresa comprasse uniforme tamanho único para todas as pessoas (viés da eficiência)? Será que não estamos aplicando a regra do “tamanho único” de forma generalizada? 

Portanto, antecipar é pensar devagar, é diminuir a pressa, é deixar o cérebro marombado (cérebro é como um músculo, precisa ser estimulado) e principalmente, é querer e aceitar a mudança para sair da era industrial para digital e talvez pós digital. 

“O sucesso depende da habilidade de antecipar e adaptar-se”. (Moneyball: O homem que mudou o jogo 2011).

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail