Siga nas redes sociais

Search

Não é o que você tem, mas quem você é que determina o que você consegue

Compartilhe

Foto: divulgação.

Antes de escrever esse artigo, eu estava conversando com uma pessoa que está num processo de transição de emprego e ao final da conversa estávamos falando que decisões de futuro são complexas e precisa ter paciência, então ela me perguntou: Qual o limite dessa paciência? Como trabalhar a ansiedade?

A resposta que me veio na hora de bate pronto foi “autoconhecimento” e nesse texto quero explicar a minha resposta.

O planejamento de futuros é uma ferramenta que pode nos ajudar a alcançar nossos sonhos. Mas, para que ele seja eficaz, é preciso se conhecer bem.

O autoconhecimento é a capacidade de entender a si mesmo, suas habilidades, valores, interesses e objetivos. Ele é importante para o planejamento de futuros porque nos permite:

  • Saber o que queremos: Quando nos conhecemos bem, sabemos o que queremos alcançar na vida. Isso nos ajuda a traçar objetivos claros, específicos e realistas.
  • Desenvolver estratégias: Com base no nosso autoconhecimento, podemos identificar as estratégias que mais nos ajudarão a alcançar nossos objetivos.
  • Superar desafios: Quando conhecemos nossos pontos fortes e fracos, somos mais capazes de superar os desafios que surgem no caminho, com paciência e tranquilidade.

O autoconhecimento é um processo contínuo que exige dedicação e esforço. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver o seu autoconhecimento:

  • Reflita sobre si mesmo: Pense em seus valores, interesses, objetivos e sonhos.
  • Faça perguntas sobre si mesmo: Quais são suas forças e fraquezas? Quais são seus pontos de melhoria? O que você gosta de fazer? O que te fez chegar até aqui? O que te estimulou a ser quem você é?
  • Converse com outras pessoas: Converse com amigos, familiares e colegas sobre você. Ouça o que eles têm a dizer sobre você.

O autoconhecimento e o planejamento de futuros são duas ferramentas poderosas que podem nos ajudar a construir uma vida mais plena e significativa. Ao nos conhecermos melhor, podemos traçar metas mais realistas e desenvolver estratégias para alcançar nossos objetivos.

Portanto, se você se conhece bem e consegue fazer um bom planejamento de futuros, provavelmente será mais fácil você tomar decisões e consequentemente ficará menos ansioso.

Não é o que você tem, mas quem você é que determina o que você consegue” (Zig Ziglar).

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail