Tenho falado bastante sobre planejamento, e um dos maiores benefícios, além de atingir os objetivos estratégicos, está na possibilidade de anteciparmos desvios, claro, se fizermos um planejamento de futuros e um planejamento reverso.
É sobre esse planejamento que quero falar nesse artigo. Desde o começo dessa minha coluna venho falando sobre futuros, hoje quero falar sobre cultura antecipatória.
Como o próprio nome diz, é a habilidade pessoal ou da empresa de se antecipar a mudanças, que estão cada vez mais constantes e com ciclos mais curtos, e assim manter você ou sua empresa mais longe do fracasso ou falência.
Fazendo uma analogia, é como você caminhar sempre olhando para baixo e para o próximo passo, e não para o caminho que está a frente, correndo o risco de trombar com um galho de uma árvore.
“Antecipação, meus amigos, é o que separa um caçador de recompensas de um caçador de fortunas.” (fala retirada do filme O Regresso). Ou seja, a antecipação pode ser um grande diferencial competitivo.
Mas vale lembrar que antecipação não é previsão de futuro, mas não haverá antecipação se você não parar para pensar e planejar futuros.
Portanto, pense futuros, faça um planejamento do futuro para o presente (regressivo) de todos os cenários pensados.
Periodicamente olhe para seu planejamento, compare com o momento atual e, finalmente, faça reflexões em busca de alguma necessidade de antecipação.
Faça isso várias vezes e ficará cada vez mais fácil e rápido antecipar desvios e conquistar objetivos.
“A antecipação é como um presente antes do presente”.