Siga nas redes sociais

Search

WTech é a nova residente do Centro de Inovação Blumenau

Foto: divulgação.

Fundada em 2011, a WTech nasceu com o propósito de facilitar o acesso a tecnologias e equipamentos de classe mundial, conectando clientes a fornecedores. Porém, em 2014, a empresa passou a oferecer soluções de portfólio próprio, focando na personalização das entregas.

A empresa desenvolve equipamentos industriais para, por exemplo, estações de saneamento, de tratamento biológico, tratamento de efluentes e outros. Os principais diferenciais das soluções ofertadas estão no projeto moderno e otimizado, características que se estendem do hardware ao software de controle de processo.

Só no ano passado, a empresa viveu um crescimento tanto em cartela de clientes como de equipe e de atuação, visando à expansão dos serviços oferecidos.

Foi criado um braço voltado à inovação, com ênfase em engenharia de processos. Isto é, não apenas focando no projeto mecânico e manufatura dos equipamentos ofertados, mas no desempenho operacional. Pretende-se, com isso, expandir agilmente o portifólio da empresa pela concepção de novos equipamentos que atendem às necessidades ambientais percebidas nos setores econômicos primário e secundário a nível nacional“, compartilha o engenheiro Eduard Rubens Schacht Sasse.

Esse novo empreendimento recebeu o nome de IW Laboratório de Ideias, cujo escritório foi instalado no Centro de Inovação Blumenau (CIB), além  de uma unidade experimental no campus 2 da FURB, onde estão sendo executados projetos em parceria com o Departamento de Engenharia Química da universidade. 

O IW Laboratório de Ideias tem trabalhado em sistema de agitação mecânica, sistemas de aeração de efluente, controle e monitoramento inteligente de processo, recuperação de nutrientes de correntes residuais, biomidias para processos biológicos, secagem de lodo“, explica.

Além dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, o IW Laboratório de Ideias pretende criar um canal informativo, online e aberto, na área industrial-ambiental, para a divulgação de ideias e informações técnicas pertinentes aos agentes da área. 

Além disso, a empresa pretende ampliar a fábrica, agregando um setor de usinagem e tornando a etapa de fabricação de componentes estruturais de seus equipamentos independente de terceiros.

Para este momento voltado à inovação, a empresa entende que residir no CIB vai facilitar o contato com ideias e profissionais com diferentes experiências, formação e atuações.

A inovação é sempre uma atividade em rede. A inserção da WTech no CIB vem com a necessidade de facilitar o contato com ideias não apenas do escopo imediato de atividades da empresa, mas globais e multidisciplinares, além da proximidade com a universidade que, embora permaneça carente no Brasil, a WTech reafirme como paradigma de maior valor no desenvolvimento tecnológico“, finaliza.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail