Siga nas redes sociais

Search

Como hackear seu cérebro e se tornar mais criativo

Compartilhe

Foto: Ann/AdobeStock

Encerrei artigo anterior com uma frase de Albert Einstein: “alógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar”. Não era spoiler desse artigo, mas sim para deixar uma provocação inconsciente para o seu cérebro.

Se você tentou se desafiar a pensar em futuros diferentes, deve ter passado por sua cabeça: “me falta imaginação e criatividade” ou “tá difícil imaginar”. Tem algo errado? Sim e não.

Não, porque nosso cérebro é igual ao Jaiminho (carteiro da série Chaves), ele só quer evitar a fadiga. Isso mesmo! Nosso cérebro é preguiçoso e faz de tudo para não gastar energia e usar a criatividade e imaginação gasta muita energia.

Essa economia de energia faz com que a gente fique preso na nossa bolha, no nosso viés e nos levar para um “mundinho de Alice: para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”, ou então para o “mundinho do Hardy (desenho da Hanna Barbera, só os antigos vão lembrar): oh céus, oh vida, oh azar”.

Mas então como sair dessa bolha ou quebrar o viés Hamada? A resposta é simples, mesmo porque não sou nenhum neurocientista para tentar explicar tecnicamente como funciona, mas posso compartilhar minha experiência.

Comece a hackear seu cérebro e uma boa ajuda é o livro: Rápido e Devagar: duas formas de pensar, do Daniel Kahneman. Tenho certeza de que a leitura desse livro vai mudar a forma como você pensa e toma decisões.

Outra dica é, imaginação e criatividade não são dons naturais, todos nós temos e podemos desenvolver ainda mais, alguns utilizam mais outros menos, alguns ambientes ajudam mais e outros menos.

Então tente se expor a ambientes, atividades e hobbies diferentes e comece a liberar a imaginação e criatividade que existe em você.

Então, bóra usar a imaginação para pensar além e a criatividade para tornar isso possível!

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail