Siga nas redes sociais

Search

Projeto De Guru para Guri promove integração entre jovens e idosos com foco em inovação

Foto: divulgação.

Em uma sociedade cada vez mais mergulhada em tecnologias, os mais jovens crescem junto com a inovação. São usuários nativos que, desde os primeiros anos de vida, têm contato com telas e soluções tecnológicas. Em contrapartida, os mais velhos, podem sentir mais dificuldade nessa adaptação ao digital. 

É de se esperar que os anos de diferença causem um choque cultural entre as gerações, mas o projeto De Guru para Guri, implantado no Centro de Inovação Blumenau neste ano, viu uma oportunidade de unir as diferenças para a troca de experiências e conhecimentos distintos. 

O CIB identificou a necessidade de abordar várias demandas em seu portfólio, incluindo inovação social, preparação de novas gerações inovadoras, formação de pais e mães, inclusão digital de idosos e desafios sociais. Diante desse cenário, o projeto, inspirado na iniciativa “De Geração para Geração: Valorizando as Heranças Culturais”, de Indaial, foi adaptado para se adequar à realidade do CIB, que já contava com um banco de especialistas voluntários com idade superior a 60 anos, chamado de Gene Experts“, explica Malvina Juliane Ribeiro, uma das idealizadoras do projeto e gerontóloga.

No ano passado, ela se tornou embaixadora de inovação pelo Programa Conecta AMVE na cidade de Indaial, algo que conectou a iniciativa ao ecossistema regional.

A motivação por trás dessa adaptação foi promover a interação desses profissionais voluntários, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, e estimular a troca de experiências entre as gerações. 

A equipe envolvida na concepção e implementação do projeto incluiu, além dela, Udo Schroeder, Rozana Mara Raizer, Marcos Daniel de Souza, Deodete Packer, Leomar dos Santos, Ricardo Azambuja, Manfredo Krieck, Douglas Junkes, Elcio de Souza, Juares Santos Moiyses, Reginaldo Jose Schollemberg, entre outros.

Os jovens (Guris) e os idosos (Gurus) têm muito a oferecer uns aos outros. Essa sinergia poderia resultar em uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa, onde o conhecimento, as experiências e as histórias de vida dos idosos são valorizadas e compartilhadas com as gerações mais jovens, contribuindo para uma convivência enriquecedora e respeitosa entre as diferentes faixas etárias“, complementa.

Desde a implantação, o projeto cresceu e já atendeu 3 escolas, incluindo duas municipais e uma estadual nos municípios de Indaial e Gaspar, que também tem o Programa Conecta AMVE, com os Embaixadores de Inovação, pessoas que têm a missão de ativar o ecossistema de inovação de cada cidade e conectam projetos e ideias em prol do desenvolvimento econômico e sustentável da região. 

Gaspar viu, no projeto, uma inspiração para incentivar jovens a começar a pensar em empreendedorismo e a se conectar com o gurus. Cada escola participante teve a oportunidade de receber seis encontros, com uma programação quinzenal, composta por quatro encontros na escola e dois no CIB.

Ao todo, 83 jovens com idades entre 13 e 18 anos já participaram das atividades. Além disso, o alcance do projeto se estendeu indiretamente para professores, familiares e a comunidade em geral, motivando mudança de comportamento e visão do mundo. 

Durante os encontros, desenvolvemos uma variedade de atividades, incluindo rodas de conversa para a troca de experiências, oficinas destinadas a trabalhar o empreendedorismo com a utilização da ferramenta Canvas, dinâmicas para superar crenças limitantes e a realização de um Hackathon no último encontro, onde os jovens tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos. Essas atividades promovem a integração entre as diferentes gerações, fortalecendo os laços e proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes“, ressalta.

O projeto planeja expandir sua atuação e alcançar um público ainda mais amplo. Além disso, o projeto está em busca de parcerias estratégicas que permitam essa ampliação.

Estamos comprometidos em continuar fortalecendo os laços entre as gerações e promovendo uma sociedade mais harmoniosa por meio do projeto “De Guru para Guri”. Estamos confiantes de que nosso trabalho continuará a fazer a diferença na vida dos jovens, idosos e de suas comunidades“, conclui.

Compartilhe

Jornalista e repórter do Economia SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail