Siga nas redes sociais

Search

Como as DAOS estão mudando o mercado de trabalho

Compartilhe

Foto: Monster Ztudio/AdobeStock

Seguindo na linha de pensar em futuros, quero trazer um assunto também não é tão novidade, mas que a geral não tá ligada ainda.

Na linha da Web3, muitos já devem ter ouvido falar de Blockchain, NFT, Token e descentralização/anonimato, mas tem um assunto que pouco se fala e que quero aborta: DAOs (Decentralized Autonomous Organization – Organizações Autônomas Descentralizadas) e como elas estão mudando o mercado de trabalho.

Quando se fala de trabalho descentralizado, significa dizer que não há uma hierarquia de funções, ao mesmo tempo todos são “chefes” e “funcionários”, mas olhando para nossa cultura, como seria possível ter uma organização sem haver hierarquia? Uma tribo de índio sem cacique, é viável e funciona? A resposta é sim.

Explicando de uma forma bem simples e superficial, numa DAO toda decisão que precisa ser tomada é baseada em votos dos membros, alguns membros podem ter voto com mais peso, mas o que vale é a soma total. Parece simples né? Mas pensa como seria Os Vingadores sem o Capitão América ou X-Men sem o professor Xavier, fácil não?

E ai, acha que seu mercado de trabalho comporta uma DAO? Se sim, como seu dia e/ou vida seria impactado? Será que realmente estamos preparados? Será que é pra poucos isso? Então bora queimar mais um pouco de massa cinzenta e pensar em como podemos lidar ou nos preparar para isso.

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail