Siga nas redes sociais

Search

Inteligência aumentada, meu caro Watson

Compartilhe

Foto: divulgação.

Já quero começar dizendo que esse texto não foi produzido pelo ChatGPT, por enquanto meu cérebro vai continuar se exercitando para registrar até mesmo o básico, além disso, o objetivo de escrever na coluna nunca foi produtividade em artigo, ou melhor, eficiência. Muito pelo contrário, decidi redigir porque queria trazer provocações e incentivar cada vez mais as pessoas saírem do automático, do viés de sempre.

Então bora sair do automático e sair daquela: “a inteligência artificial vai roubar ou acabar com muitos empregos”. Como sempre, desde que surgiram as profissões, sempre que alguma coisa é automatizada, alguma pessoa ganha tempo para pensar e melhorar o seu trabalho.

Mas infelizmente não é bem assim, muitos tentam “evitar a fadiga” ou então dizem “mas foi sem querer querendo” e no final culpam a tecnologia ou a empresa, terceirizando a responsabilidade de crescer, evoluir e aprender.

Sugiro então que deixem de ter medo da Inteligência Artificial e vejam ela como uma inteligência aumentada, meu caro Watson (como diria Sherlock Holmes), ou seja, ela veio para aumentar nossa inteligência, ir além do nosso viés de sempre, estendendo nossa produtividade, e nos permitindo manter o foco nas coisas mais complexas.

Ah, e eu uso, sim, o ChatGPT para me ajudar a preparar alguns documentos e apresentações. Também tem me ajudado bastante a aprender fazer melhores perguntas.

Leia outras colunas do Sidney Hamada clicando aqui.

Compartilhe

CEO da straas, apaixonado por tecnologia, inovação, gestão de produto, pessoas, cultura e futuros.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail